1 Pedro 1.17-23

1 Pedro 1.17-23

PRÉDICA PARA O 3. DOMINGO APÓS A PÁSCOA | 23 de abril de 2023 | TEXTO BÍBLICO: 1 Pedro 1.17-23 | Werner Brunken |

     Estamos vivendo no tempo pós Páscoa. Tempo de gratidão e alegria, porque vivemos a partir da ressurreição de Jesus. No Calendário da Igreja Cristã hoje é o Domingo Misericordias Domini, o que com palavras do Salmo 33.5 significa que “a terra está cheia da bondade do Senhor”. É desta bondade do Senhor que vou refletir nesta pregação.

     O apóstolo Pedro na sua 1ª carta aos cristãos dispersos no Oriente, dirige-se a eles para lhes fortalecer a fé e a esperança. Pois não era nada fácil viver e testemunhar a mensagem do Cristo ressurreto num ambiente que nada sabia de um Deus, que desceu das alturas, viveu neste mundo, sofreu e deu sua vida pela humanidade, dando-lhes a esperança para uma vida eterna.

     Lemos:”Por meio dele tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam nele”.

     Por meio de Jesus temos fé em Deus. Esta fé é alimentada por Jesus, pois “não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro e sem mácula, o sangue de Cristo”. Estamos acostumados falar que temos fé. No entanto, a fé alimentada por nós, muitas vezes, nos decepciona e caímos no vazio. Por isso, Deus precisa alimentar nossa fé através da sua Palavra, que jamais nos decepcionará. Foi Jesus por sua bondade e misericórdia, que sofreu até as últimas conseqüências na cruz. Só a partir Dele temos fé, que jamais será destruída. É uma fé que transcende este mundo e que se transforma em esperança, que abre o caminho para a morada eterna junto ao Pai misericordioso.

     O apóstolo Pedro ensina que devemos viver esta fé e esperança em Jesus “com temor durante o tempo da peregrinação”. É uma advertência sábia , pois, se esta fé e esperança no Jesus ressurreto fraquejar, estaremos vivendo sem rumo e sem futuro.

     Mais adiante o apóstolo Pedro adverte para não viver a fé e a esperança voltada para a satisfação pessoal. Tudo que recebemos precisa ser como luz, que ilumina todo o ambiente ao redor. Escreve o apóstolo Pedro: “Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos de coração uns aos outros ardentemente, pois fostes resgatados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a Palavra de Deus, a qual vive e é permanente”.

     Fomos resgatados por Jesus da vida inútil, sem fé e esperança, sem bondade e misericórdia, sem amor por nós e pelas pessoas. A esta altura tornam-se muito significativas as palavras do apóstolo Paulo na sua 2ª Carta aos Coríntios 5.17:”Se alguém está em Cristo, é nova criatura, as coisas antigas já passaram, eis que se fizeram novas”. “Estar” ou “não estar” em Cristo faz toda a diferença no ser e agir na nossa vida. Estar em Cristo é pertencer a Ele. É depender Dele. É alimentar-se da sua Palavra, que se expressa pelo seu amor e misericórdia. Estar em Cristo é viver este amor e misericórdia para com as pessoas. Estar em Cristo é viver alegre e grato pelo resgate que Jesus operou em nossa vida a partir da sua ressurreição.

     “Viver com Jesus é cantar, viver com Jesus é sorrir,

       É sentir o calor de chegar, mesmo quando se tem de partir.

       Mas também é jamais se esquecer que há muitos que vivem na dor

       Que mostrar nosso Cristo é viver, que viver é mostrar seu amor”. LCI 571


P. em. Werner Brunken

Brusque – Santa Catarina (Brasilien)

de_DEDeutsch