Colossenses 1.1-14

Colossenses 1.1-14

PRÉDICA PARA O 5º DOMINGO APÓS PENTECOSTES | 10 de julho de 2022 | Texto bíblico: Colossenses 1.1-14 | Mauri Kappel |

Prezada Comunidade:

Que belo texto! Transpira alegria e confiança! O apóstolo Paulo afirma e reafirma o quanto ele ora pelos irmãos e irmãs de Colossos. Ele tem motivo para agradecer e interceder pela comunidade. São pessoas que creem em Jesus Cristo e têm amor pelo povo de Deus. Um amor movido por aquilo que lhes está reservado no céu. E ele diz que nunca para de orar por eles. E pede a Deus que os encha com o conhecimento da sua vontade; que os ajude a viver conforme a sua vontade; para fazerem sempre o que o agrada; para fazerem todo tipo de boa ação; e para que se tornem fortes para suportarem tudo com paciência.

Muita gente faz uso da oração em muitos momentos e circunstâncias. Ora-se por si mesmo e por outros; para agradecer e suplicar; na alegria e na dor; para exaltar o nome de Deus e para reclamar do socorro que demora. Enfim, somos um povo que ora; que usa muitas formas e gestos de oração. E o fazemos falando, cantado, pensando, na total e absoluta certeza de que nossas preces não caem no vazio, mas são absorvidas pelos misericordiosos ouvidos de Deus.

No entanto, ainda assim muitas vezes nos assalta uma dúvida cruel: será que estou orando certo? Será que existem formas de oração que agradam mais a Deus? Afinal, o que é oração e como orar?

1) Orar é conversar com Deus. É apresentar a ele os seus projetos. Falar sobre as suas preocupações. Lembrar-lhe as suas angústias. Interceder pelos irmãos. Agradecer por todas as coisas. Orar é estabelecer uma conversa com Deus.

Muitas vezes nós falamos sozinhos. Não é verdade? Ficamos matutando com os nossos botões. Em vez de conversar sozinhos, podemos colocar Deus na conversa e ir batendo um papo com ele sobre todas as coisas que passam pela nossa cabeça.

2) Nós podemos orar no templo, como em qualquer outro lugar e situação. Podemos fazer nossa oração individual como também junto com outras pessoas. Em qualquer lugar que quisermos conversar com Deus, ali estará ele, ouvindo. Muitas pessoas acham que para orar é preciso ter um clima propício, um lugar apropriado. Claro que estas coisas podem ajudar. O silêncio nos ajuda a concentrar, a atmosfera de um culto ou uma reunião de oração enleva o coração. Mas Deus ouve a nossa prece, mesmo que haja muito barulho por perto.

Quando nos encontramos com um amigo ou amiga não calculamos, primeiro, se este é o momento e o lugar para bater um papo. A gente simplesmente conversa.

3)  Perseverar na oração. O apóstolo Paulo disse que nunca parou de orar em favor da comunidade de Colossos (v. 9). Deus sabe de todas as coisas mesmo antes que as apresentemos a ele em oração. Mas, orar sem cessar, como Paulo mesmo disse em 1 Tessalonicenses 5.17, é muito importante, não para que Deus ouça nossa oração – ele sempre ouve -, mas para que aprendamos a viver e amar.

E o que é que a gente pode incluir nessa conversa com Deus?

1) Em primeiro lugar é preciso lembrar que podemos falar sobre tudo, até mesmo sobre aquelas coisas que só nós sabemos e pensamos, pois Deus nos conhece perfeitamente. O seu conhecimento sobre nós é infinitamente maior do que nós imaginamos. Portanto, para Deus não há segredos.

2) É preciso pedir sempre para que o Espírito Santo abra as portas de muitos corações para a PALAVRA DE DEUS. Para que pessoas possam ouvi-la e crer. Para que haja transformação de vidas e do mundo. Para que haja justiça e paz. A nossa missão como cristãos é levar adiante o evangelho de Jesus Cristo. Nesta tarefa estamos todos empenhados. Mas somente Deus pode abrir mentes e corações.

3) Precisamos interceder pelos doentes, jovens, crianças, idosos, pobres e marginalizados. Lembrar dos que estão sem esperança; do nosso povo e todos os povos sofridos. Nossos pais e nossos filhos, amigos e inimigos. Etc. Quem lembra apenas de si mesmo, não ora, fala sozinho.

4) Precisamos incluir em nossas orações o pedido para que ele nos ajude a dar um bom testemunho do seu amor, em palavras e em ações.

Este é um detalhe muito especial. Paulo fala da oração, mas também da ação. Da fé e do amor. A oração e a fé precisam engrenar com a vida. E o apóstolo Paulo diz em Colossenses 4.5 e 6: “portai-vos com sabedoria para com os que são de fora…. vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal”. E isto se refere à nossa convivência humana.

Uma comida sem sal é muito ruim, sem gosto, sem prazer. Normalmente é o tempero na medida certa que a faz ficar uma delícia. Assim é para ser a nossa convivência com os outros: agradável, gostosa, uma delícia. Tem muitas pessoas com conversa bem temperada, com um papo gostoso. Mas tem gente que tempera a conversa com muita pimenta. E tem também quem a tempere com veneno.

De que adianta pedir a Deus que corações sejam abertos à Palavra de Deus se a nossa atitude e a nossa palavra não contribuem para amolecer a fechadura? O nosso agir e as nossas palavras podem cativar pessoas e podem fazer a diferença no testemunho da nossa fé, fortalecer a comunhão, criar laços.

O nosso texto fala de orações, de fé. Mas também fala do agir em amor. Nas nossas ações se reflete o tipo de conversa que temos com Deus.  Por outro lado, falando com Deus (orando) também aprendemos a falar com os irmãos.

Orar e agir. Foi este o ensinamento que Jesus nos deixou. É isto que o apóstolo Paulo diz em nosso texto. O reformador Martim Lutero costumava ensinar o seguinte: “orem, como se tudo dependesse de Deus e trabalhem como se tudo dependesse de vocês”.

Talvez a nossa oração hoje deveria ser: “Senhor, ensina-nos a conversar contigo e com os nossos irmãos”.

Amém!

  1. em. Mauri Kappel

São Leopoldo – Rio Grande do Sul (Brasilien)

maurikappel@gmail.com

de_DEDeutsch