2º Reis 2.1-12

2º Reis 2.1-12

PRÉDICA PARAO ÚLTIMO DOMINGO APÓS EPIFANIA | 11.02.2023 | Texto da prédica: : 2º Reis 2.1-12, Evangelho: Marcos 9.2-9 | Vera Lúcia Engelhardt |

A graça e a paz de Deus estejam com você!

É bom estarmos aqui! Vamos ficar por aqui mesmo? Quando nos acontecem bons e alegres tempos, quando estamos em lugares belos e agradáveis temos desejo de ficar por ali mesmo, que este tempo durasse para sempre.

Era muito bom ficar com Jesus, Moisés e Elias sobre o alto monte, longe de tudo e de todos, sem desafios a enfrentar, sem caminhos a percorrer! Assim pensaram Pedro, Tiago e João. Pedro diz que é muito bom estar ali! Vamos fazer uma tenda e ficar por aqui mesmo! Neste mês muitas pessoas ainda estão em tempo de descanso, passeando em lugares bonitos, visitando familiares: Você já teve vontade de ficar por onde está agora ou um lugar onde já esteve?

Mas…. aqueles três no alto do monte e nós hoje aqui ouvimos a voz do Senhor que diz: “Este é meu filho amado, escutem o que ele diz”! É tempo de escutar, ouvir e acolher. É preciso descer do monte de corpo, alma e mente, sabendo da salvação em Cristo e caminhar no mundo com seus desafios, pois é neste mundo, nesta cidade, neste bairro, nas ruas e nas casas, na vida nossa de cada dia que a Palavra que se tornou ser humano encontra lugar de acolhida e germina e produz os frutos do amor, da paz e da esperança.

Hoje nós caminhamos com o profeta Elias e o profeta Eliseu. Os dois profetas empreenderam uma viagem, a derradeira viagem de Elias. Profetas falam em nome de Deus. Sua missão é proclamar aos governadores e ao povo a Palavra de Deus que eles, os profetas, receberam. Em outras palavras, eles precisam anunciar qual é a vontade de Deus às pessoas. Isso envolve momentos bons e momentos de tensão quando verdadeiramente é preciso dizer do mal que é praticado.

A caminhada profética não acontece na solidão. Elias pede que Eliseu não o acompanhe. Insistiu por três vezes. Três vezes Eliseu responde: “Tão certo como vive o Senhor, e como você vive, não o deixarei ir sozinho”. Há que se compartilhar a vida e os caminhos podem ser percorridos juntos. Torna-se mais fácil e mais leve a caminhada. Experimenta-se o apoio e o cuidado mútuo.

Eliseu é persistente em não deixar Elias sozinho nesta última viagem que fará. E Eliseu sabe o que irá acontecer a Elias ao final da estrada percorrida: “O Senhor o levará”. A fidelidade e parceria são fortalecidas. Eliseu reafirma: Tão certo como vive o Senhor, não o deixarei. E realmente cumpre isso.

Hoje nos dispomos a permanecer juntos e juntas, unidos e unidas pela fé em Cristo Jesus? Nos tempos difíceis, de crises, a perseverança de não deixar uma pessoa sozinha, ao contrário, fazer-se presente e caminhar junto é o que podemos fazer, a exemplo de Eliseu e Elias. Experimente a graça de viver em união e amor, cuidado mútuo e respeitoso em sua família, comunidade, em seu trabalho.

É Deus quem envia para caminhar: “O Senhor me enviou a Betel, a Jericó, ao Jordão” diz o profeta Elias. Se Deus envia, se vai.

Deus envia-nos hoje? Sim, somos enviados e enviadas por Deus a dar testemunho de seu amor e misericórdia. Se escutamos o que Cristo diz, o ouvimos Ele nos chamando pelo nome, nos acolhendo por sua graça e nos dizendo: Anunciem o Evangelho da libertação. Somos dEle.

Para onde Deus nos envia? Deus os envia e caminha junto de nós ali onde as pessoas estão. Aquelas que estão ao nosso lado, estão presentes e com as quais convivemos. Mas também nos envia a lugares onde existem sofrimentos, para ali viver amor e diaconia; nos envia a lugares onde reina a injustiça, para viver a justiça e a paz. Deus nos envia a anunciar e convidar pessoas para o conhecê-lo, viver a fé diariamente e participar da caminhada comunitária.

Toda a vida pode ser entendida sob esta perspectiva, o caminho a ser andado o é por envio do Senhor. E nestes caminhos que são percorridos é melhor andar juntos, não sozinhos.

Elias e Eliseu caminhavam e falavam um com o outro. Assim até o final quando Elias é elevado ao céu. Na caminhar as coisas vão sendo reveladas, percebidas, compreendidas, assim como vemos na caminhada de Emaús quando Jesus é reconhecido pelos discípulos que estavam tristes.

O que falamos um com o outro, uma com a outra nos caminhos que percorremos? É bom caminhar juntos. Mas quando há pessoas juntas facilmente há desentendimentos por ações e falas egoístas, nada amáveis, ao contrário, cheias de julgamentos e juízos. É uma boa ação ouvir e falar, dialogar com respeito e de maneira justa, o caminho fica mais agradável, as distâncias são encurtadas.

Os profetas e as profetisas tinham a tarefa de falar aos governadores e ao povo a Palavra do Senhor que haviam recebido. Quase sempre é palavra que denuncia o que é realizado de maneira desvirtuada, equivocada e discordante da vontade de Deus. Resulta em denunciar o pecado e o mal. E o outro resultado disso é que há consequências para o viver destas pessoas. Elias achou-se com vontade de morrer em certa ocasião (1º Rs 19.4). Noutra foi perseguido e teve de morar fora dos olhos dos que o perseguiam e receber alimento de maneira inusitada, quando os pássaros o alimentaram (1 Rs 17.6). Sim, a denúncia do pecado e do mal que acontecem entre nós, no lugar que vivemos, nós precisamos ouvir e reconhecer que somos pessoas humanas falhas e pecadoras. Suplicar o perdão a Deus e mudar o modo de viver. Não podemos firmar parceria com o mal.

É melhor sair em companhia. É essencial conversar pelo caminho. Encontramos pessoas nas cidades e nos diferentes lugares deste caminho. Podemos visitá-los, assim como Elias e Eliseu fizeram. Faz-se necessário perseverar juntos no caminho. É o Senhor quem envia, sempre adiante e a Ele pertence a honra e toda glória. Esta é uma possível estratégia missionária pessoal e comunitária que aprendemos com os profetas Elias e Eliseu neste último domingo após epifania, o domingo da Transfiguração do Senhor.

Os caminhos não são sempre belos e felizes. Há separações, houve um fim a este caminho percorrido juntos. Eliseu experimentou o luto, rasgou suas vestes, pranteou e no luto testemunhou do seu amor e respeito por Elias: Meu Pai, Meu Pai!”. E testemunhou a partir do que Elias profetizou: Só Deus é Senhor, acima de qualquer outra força.

A comunidade, a Igreja, tem por fim e missão “propagar o Evangelho de Jesus Cristo; estimular a vivência evangélica pessoal, familiar e comunitária; promover a paz, a justiça e o amor na sociedade; participar do testemunho do Evangelho no País e no mundo”. (Constituição da IECLB, 3º artigo). E assim o faz por saber-se enviada pelo próprio Deus. E, como bem sabemos, Jesus está sempre presente nos caminhos, ele nos diz: Eis que estou com vocês até o fim dos tempos! Que graça maravilhosa e consoladora temos para caminhar!

No caminho da vida temos o compromisso de propagar o evangelho. Juntos é melhor. Não podemos ficar parados, há que seguir. As equipes de trabalho precisam acertar o rumo e o passo. É preciso conversar, ouvir e falar, responder as perguntas com clareza. A fé une as pessoas e o cuidado de uns para com os outros é realidade sempre presente. No caminho há sofrimentos, separações, o luto pela partida de Elias. Na missão há também isso, sofrimentos porque fiéis companheiros de jornada falecem. Nos consolamos mutuamente e a missão segue.

O convite que recebemos hoje é para anunciar a Cristo, que ele veio ao mundo e se dá a conhecer desde o sul, norte, leste e oeste, onde há vida. Cristo é revelado a este mundo. É bom estar com Jesus, assim disse Pedro a Jesus. É preciso ouvi-lo e descer do monte, descer do lugar confortável e caminhar, porque Deus nos envia. Deus envia a Comunidade, a Igreja a viver e testemunhar o amor de Deus, convidando as pessoas a ouvir o que Cristo diz, a acolher uns aos outros e viver o cuidado para com as pessoas e ao mundo, o ambiente no qual vivemos. Deus envia a você e a mim. Deus envia e chama a sua comunidade a ser missionária e acolhedora. Deus nos diz: “Este é o meu filho amado, escutem o que ele diz”. Escutemos e caminhemos juntos e juntas. Assim Deus nos guarda, hoje e sempre. Amém.

Pastora Vera Lucia Engelhardt

Cacoal – Rondônia (Brasilien)

Vlengelhardt1@gmail.com

en_GBEnglish (UK)