7° DOMINGO APÓS PENTECOSTES

Home / Bibel / New Testament / 02) Markus / Mark / 7° DOMINGO APÓS PENTECOSTES
7° DOMINGO APÓS PENTECOSTES

PRÉDICA PARA O 7° DOMINGO APÓS PENTECOSTES | 11 de julho de 2021 | Texto bíblico: Marcos 6.14-29 | Werner Brunken |

Prezados ouvintes! É possível que uma pessoa se torne conhecida e que o seu nome a identifique como alguém importante e influente? Sim! Acontece quando uma pessoa assume um cargo importante, ou uma chefia, numa Empresa, no Governou ou na Sociedade. É o caso de Médicos, Advogados, Engenheiros e outros. No entanto, a maioria das pessoas fica à margem, não são conhecidas pelo nome, nem pelo que fazem, nem reconhecidas por seus talentos.

Quando uma pessoa se torna conhecida e importante, ela se aproveita do seu “Status”,  promovendo o bem e a vida, ou o mal e a morte.

Vamos acompanhar esta situação, tomando como base o texto acima.

Nele encontramos cinco personagens em destaque: Herodes, Herodias e sua filha Salomé, João Batista e Jesus.

      Herodes Antipas era Governador de uma parte do Território da Galiléia. Ele foi nomeado para este cargo pelo Imperador Romano. Como era autoridade naquele lugar, seu nome se tornou conhecido e temido . Desempenhou seu poder, mandando prender e matar seu irmão Filipe e tomar sua esposa Herodias para si. O poder de Herodes também se manifestava nas festas que proporcionava. Numa festa de seu aniversário, após ter bebido além do limite, ao ver a linda filha de Herodias dançando graciosamente, prometeu dar-lhe o que pedisse, mesmo que fosse a metade do seu reino. Salomé, sem saber o que pedir naquele momento, consultou sua mãe . Esta, cheia de ódio contra João Batista, por ter censurado Herodes pelo mal que fizera, acreditou ter chegado o momento da vingança e pediu que a filha pedisse num prato a cabeça de João Batista. Herodes , por sua vez, não via nada de errado em João Batista. Mas, para não cair em descrédito diante dos convidados, atendeu ao pedido de Salomé, mandando executar João Batista.

João Batista era conhecido como uma pessoa simples, honrado pelo povo, pois anunciava a vinda de Jesus e que o povo se preparasse para recebê-lo. Para este preparo, chamava o povo para o arrependimento e o Batismo. Ele anunciava que após ele viria o enviado de Deus, Jesus, do do qual não era digno de desatar sequer as sandálias.

Jesus – era o filho encarnado do Pai. Ele foi enviado por Deus para anunciar a presença e o amor de Deus entre as pessoas neste mundo. Anunciar que em Deus não existe ódio, violência, vingança. Jesus viveu o amor do Pai para com as pessoas, ensinando e curando todos que clamavam por misericórdia e ajuda. Acima de tudo ensinou o amor a Deus acima de tudo e o amor para com as pessoas, proporcionando-lhes uma vida digna.

O que podemos aprender do que foi dito até aqui?

1 – Buscar intensamente a presença de Deus e de seus ensinamentos na leitura e meditação da Bíblia para vivermos conforme Jesus Cristo viveu.

2 – Colocar-se a serviço de Deus na promoção da justiça, do amor, da paz, da solidariedade, da partilha…

3 – Se nosso nome se tornar conhecido e importante, que o usemos para dar honra e glória a Deus.

4 – Viver conscientes de  que por promovermos o nome de Jesus e suas obras, podemos ser mal vistos e, quem sabe até odiados e perseguidos, como foi com João Batista.

5 – Viver confiantes “que nada nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” – Romanos 8.39.

Que possamos sempre honrar e testemunhar o nome Jesus com as palavras do hino173 do Livro de Canto da IECLB: “Nome sobre todo o nome é o nome do meu Cristo. Diante de tão grande nome todos se prostrarão. Todas as forças da escuridão, todas as forças do mundo vil, todos os céus e as hastes de Deus: todos se prostrarão. Nossos olhos te contemplam, nosso coração te adora, nossa língua já proclama: Jesus Cristo é o Senhor!”

Pastor Emérito Werner Brunken

Brusque – Santa Catarina (Brasilien)

brunkenwerner@yahoo.com.br

en_GBEnglish (UK)