Jesus está contigo!

Home / Bibel / New Testament / 03) Lukas / Luke / Jesus está contigo!
Jesus está contigo!

Prédica para o 3º Domingo da Pascoa – 26 de abril de 2020 | Texto bíblico:  Lucas 24. 13-35 | por Danilo Kramers |

Talvez você já tenha ouvido o seguinte conselho: “cabeça erguida, a vida não pode parar”. Em diferentes situações da vida alguém pode vir ao nosso encontro com este conselho aparentemente superficial. Na despedida de algum ente querido, diante de uma doença ou crise financeira. Inclusive agora em um tempo de pandemia, num momento de isolamento, você e eu podemos nos agarrar a expressões como esta para não desistirmos diante das dificuldades.

 

Há momentos em que o coração pesa, momentos em que a gente pensa ser insuportável continuar. Neste momento de insegurança, medo e crise que uma doença desconhecida pode nos proporcionar, você e eu somos convidados a nos colocar diante da Palavra de Deus. Para não nos firmarmos em palavras superficiais, mas em conselhos e sabedorias de Deus.

 

Hoje, eu gostaria de meditar com vocês num texto que fala sobre duas pessoas abaladas, que estavam “seguindo em frente”, mas nem por isso de coração leve.

 

[Leitura do texto: Lucas 24. 13-35]

 

Estes dois homens estavam numa caminhada que duraria umas três horas (70 estádios – 10 km). Teriam um bom tempo para conversar (“iam conversando” v.14; “e enquanto conversavam…” v.15). No texto lemos que Jesus se aproximou e ia junto deles! Mas eles não o reconheceram, pois estavam sofrendo… estavam de luto.

 

A morte meche conosco, com a nossa estrutura, com a nossa vida. Passamos a lembrar de muita coisa quando andamos por este caminho, quando vamos seguindo adiante com a vida, mas com o coração entristecido.

 

Os dois homens estavam abalados, como também nós estaríamos. Eles não perceberam que “Jesus ia com eles”. O que tem te preocupado ultimamente? O que tem sido pesado para ti nestes dias? Talvez haja algo em teu coração, que te angustia profundamente, mas que você nem sequer ousa pronunciar para alguém.

 

Jesus pergunta para os dois homens (v.17b): “que é isso que vos preocupa?” Naquele momento eles pararam (v.17c).

 

Meus amigos e minha amigas, muitas vezes a gente pensa que seguindo em frente, trabalhando, correndo, vivendo – afinal o conselho superficial seria… “a vida continua” – tudo vai ficar melhor, a dor da saudade pela perda de alguém vai sarar, o problema vai passar ou vamos nos esquecer dele. Mas não é bem assim…

 

Ainda hoje Jesus te pergunta: o que tem te preocupado no caminho? O que tem pesado no teu coração neste teu momento de vida?

 

Os discípulos pararam e começaram um longo discurso (sete versículos, v.18-24). Falaram tudo o que aconteceu, tudo o que os preocupava, tudo o que pesava em seus corações. Esta foi a oportunidade que o próprio Senhor deu para eles aliviarem o coração entristecido. Jesus os ouviu atentamente!

 

Jesus, então, expõe as Escrituras, os chama de “bobos e lerdos de coração” (v.25). Não sabemos de todo o discurso de Jesus para estes homens. Lemos  que Ele expunha tudo o que a Escritura contava ao Seu respeito (v.27). Eles o ouviam! E na exposição da Escritura o coração dos dois ardia, mas ainda não entendiam o porquê.

 

Só mais tarde, quando chegam ao destino, ao jantar com aquele estranho que abençoa e divide o pão, ambos os homens reconhecem que este era Jesus, que estava com eles durante a longa caminhada.

 

O que tem te preocupado? Diga ao Senhor das tuas preocupações, Ele te ouve. Ele anda contigo neste momento. No Salmo 23, somos lembrados: “mesmo que eu ande pelo vale da sombra da morte não terei medo, Deus, o bom pastor está comigo”.

 

Há três coisas que eu gostaria que você lembrasse sobre o ensinamento desta Palavra, do Evangelho de Lucas:

  1. Pare e fale;
  2. Você não sofre só;
  3. Jesus está contigo;

 

  1. Pare e fale: o COVID-19 trouxe uma pausa inesperada para todos nós. Nossos planos não eram deixarmos de ir às aulas, ao trabalho, ao culto, ao aniversário ou ao enterro de alguém. Fomos abruptamente interrompidos de nossos planejamentos. Precisamos parar, ficar em casa, dar um tempo. A palavra de hoje nos interpela por Jesus e nos convida a parar para falar com o mestre. Pare por um instante, fale o que te pesa no coração e ouça as Escrituras, que ainda hoje fazem o coração arder.

 

  1. Você não sofre só: reconheça o irmão que caminha contigo e partilha da mesma aflição. No texto de hoje lemos que dois homens começaram uma longa caminhada. Esta palavra bíblica nos lembra que não caminhamos sozinhos em nosso sofrimento. Hoje, os medos e angústias deste tempo de pandemia não preocupam somente a ti, mas também ao teu irmão e irmã, ao teu vizinho e amigo/a, ao teu chefe ou teu funcionário.

 

  1. Jesus está contigo: nosso lamento pode encontrar ouvidos atentos com nossos conhecidos e amigos/as, mas é no Jesus Cristo ressurreto que encontramos uma esperança que não é superficial. Jesus está contigo neste tempo, assim como está com todos aqueles que vivem preocupações semelhantes. Ele te ouve e fortalece, aquece e acalma teu coração com a sua presença e a recordação da sua Palavra.

 

Os dois que caminhavam para Emaús estavam de luto, abalados pela perda. Lamentavam os fatos ocorridos nos últimos dias. Nós não somos comunidade (virtual, on-line) que “apenas se lamenta”: ao se abrirem os nossos olhos, ao reconhecermos a presença e o cuidado de Jesus somos também vocacionados a compartilhar da maravilhosa notícia de Vida e Salvação que temos no Senhor ressurreto (v.33-35, o discurso muda).

 

Jesus está contigo, Ele te ouve. Ele sempre esteve ao teu lado, mesmo que você não o tenha reconhecido durante o angustiante percurso. A Palavra de Deus e a presença de Cristo querem te fortalecer e amparar ainda hoje, enquanto procuras seguir adiante.

Amém.

 

  1. Danilo Kammers

Pomerode – Santa Catarina / Brasil

daniloammers@hotmail.com

en_GBEnglish (UK)