Gálatas 4.4-7

Gálatas 4.4-7

PRÉDICA PARA A VÉSPERA DE NATAL | 24.12.2022 | Texto bíblico: Gálatas 4.4-7 | Nilton Giese |

Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus!
Hoje queremos ouvir a carta aos gálatas, capítulo 4, versículos 4 até 7.

Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho ao nosso coração, e esse Espírito clama: “Aba, Pai”. Assim, você já não é mais escravo, porém filho; e sendo filho, também é herdeiro por Deus.

A carta aos Gálatas foi escrita pelo apóstolo Paulo por volta do ano 53 d.C, após uma primeira visita de Paulo à região da Galácia. A Galácia não era uma cidade, mas era uma região, parte do que hoje conhecemos por Turquia. O apóstolo Paulo encontrou ali um contexto plurirreligioso. As religiões pagãs tinham em comum seus rituais para garantir a fertilidade da terra, a fertilidade dos animais e das pessoas. E também havia rituais para aplacar a ira dos deuses que mandavam doenças, tempestades e faziam tremer a terra.

A apóstolo Paulo falava de um Deus ao qual não era preciso ter medo. Paulo enfatizava que a fé em Jesus Cristo nos torna filhos adotivos de Deus. E como filhos e filhas, Deus não precisamos ter medo do nosso Pai, mas sim que vivamos como irmãos e irmãs uma nova forma de vida, onde uns cuidam dos outros. Essa era a grande novidade das comunidades cristãs: eram pessoas que – a partir da sua nova condição de filhos e filhas adotivos de Deus – cuidavam umas das outras.

Mas, o apóstolo Paulo não morava na Galácia e, com sua ausência, um grupo de judeu-cristãos questionaram os ensinamentos do apóstolo Paulo, sugerindo que, se as pessoas não quisessem ter problemas com as perseguições do Império Romano, era necessário aderir as práticas religiosas da religião judaica, em especial a circuncisão, a observância da Lei e as festas judaicas. Quando o apóstolo Paulo recebe as notícias que na região da Galácia grupos judaizantes estavam prometendo proteção contra as perseguições em troca das pessoas aderirem ao judaísmo, ele imediatamente escreve essa carta aos gálatas, enfatizando que as consequências da revelação de Deus em Jesus Cristo significam  liberdade de todo tipo de medo. A única proteção que um filho e uma filha de Deus necessita vem de Deus.  Já não havia razão para viver com medo. A fé em Jesus Cristo nos tira o medo, porque em Jesus Cristo Deus vem morar conosco. O que a fé em Jesus Cristo nos pede daqui em diante é que em Comunidade pratiquemos o amor, o respeito, a igualdade.

A fé cristã não nos afasta dos problemas da realidade, mas ela dá a certeza de que somos cuidados como filhos e filhas de Deus e nos desafia a transformar a nosso entorno num ambiente de vida plena para todos, vida com cidadania e vida com qualidade para todas as pessoas, principalmente para as que estão em maior situação de vulnerabilidade. Pessoas cristãs não precisam viver sob o medo, mas precisam viver sob o amor. “Dessarte, não pode haver judeu nem grego, nem escravo nem liberto, nem homem nem mulher, porque todos vós sois um em Cristo Jesus (Gl 3.28).

Portanto, as distinções que faziam o judeu ser mais digno que o grego, que faziam o liberto mais digno que o escravo, que faziam o homem mais digno que a mulher, – essas diferenças sociais entre as pessoas, tudo isso havia terminado a partir de Jesus Cristo. Já não havia diferença de valor entre as pessoas. A fé cristã nos torna todos filhos e filhas de Deus, portanto, igualmente dignos.

Para o apóstolo Paulo, uma pessoa cristã, não precisa mais da Lei, porque os valores de sua vida mudam. Ela deixa de pensar somente em si mesma e passa a pensar no bem de toda a Comunidade. Esse é o desejo de Deus de uma vida digna e justa para todos e todas. Pois, o respeito à igualdade de direitos e à prática do amor estão acima de qualquer lei.

Conforme os ensinamentos do apóstolo Paulo, o mais importante é que- na comunidade cristã – cada pessoa produza bons frutos da sua fé. Isto é: ser solidário, ser paciente, ser bondoso, ser tolerante, viver o amor ao próximo. Para o apóstolo Paulo, a fé cristã deve tornar as pessoas mais humanas, mais respeitosas entre si e com a Criação de Deus. Deus quer que transformemos os nossos corações (e nossa mentalidade), que sejamos pessoas melhores no relacionamento umas com as outras. Em 1Coríntios 13, Paulo enfatiza que o essencial, é que na comunidade se faça tudo com o ingrediente do amor.
Pois, … a inteligência sem amor, torna as pessoas perversas.
A justiça sem amor, torna as pessoas cruéis.
A diplomacia sem amor, torna as pessoas hipócritas.
O êxito, o sucesso sem amor, torna as pessoas arrogantes.
A riqueza sem amor, torna as pessoas gananciosas.
A autoridade sem amor, torna as pessoas tiranas.
O trabalho sem amor, torna as pessoas amarguradas.
A fé sem amor, torna as pessoas fanáticas.

Portanto, o apóstolo Paulo ensinava que a fé em Jesus tem por consequência levar as pessoas a um novo jeito de ser e viver. Para o apóstolo Paulo, cada pessoa cristã deve se conscientizar de seu papel particular na transformação do mundo. Cada um de nós deve ser a mudança que ele deseja para o mundo. Esse é o propósito de Deus para nós. Mas para conseguirmos fazer isso, o Espírito de Deus precisa primeiro transformar a nossa condição humana. Se queremos que o mundo tenha mais paz, mais justiça então devemos começar por nós mesmos, devemos cultivar atitudes de paz e de justiça. As grandes mudanças precisam começar primeiro no nosso coração.

“O reformador Martin Luther ensinava assim: Esta é a fé da misericordiosa graça que a palavra de Deus e a sua obra exigem: que você creia que Cristo nasceu para você e que o seu nascimento aconteceu para o seu bem. Pois a Escritura Sagrada não afirma apenas: Cristo nasceu, mas diz: Nasceu para você. Também não afirma apenas: Eu anuncio uma alegria, mas diz: Eu anuncio uma alegria para você.”

Por isso, não é somente o ano de 2023 que precisa ser melhor. Não são somente as coisas ao meu redor que precisar ser melhores. É cada um de nós que precisa ser melhor. É com essa intenção que Deus vem ao nosso encontro em Jesus Cristo. Ele quer melhorar nossas atitudes diante da vida e nos oferecer sua salvação.

Essa é a mensagem do Natal: Deus abriu as portas do céu e desceu até nós. Veio para morar conosco. Veio para compartilhar nossa vida e nos mostrar a vontade de Deus, para fazer de nós seres humanos melhores. Deus nos mostra o ser humano que ele quer ver em nós. Um ser humano novo, que orienta sua vida pela prática do amor.

Nesse sentido, desejo a todos nós um Feliz Natal.

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, nosso Pai, e a comunhão do Espírito Santo, estejam com todos nós. Amém.


P.Nilton Giese

Curitiba- Paraná (Brasilien)

giese1959@gmail.com

de_DEDeutsch