Isaías 2. 1-5

Isaías 2. 1-5

Prédica para o 1º domingo de advento | 27 de novembre de 2022 | Texto bíblico Isaías 2. 1-5 |  Mauri Magedanz |

Amada comunidade do menino Deus!

Eis o Domingo de Advento, a 1ª vela acesa da coroa de Advento nos lembra que iniciou a contagem regressiva para a rememoração do dia e da hora do nascimento do menino Jesus,  que veio ao mundo para nos ensinar o que devemos fazer para andar no caminho de Deus. A coroa de Advento a partir de hoje terá acrescida mais luz a cada domingo. Luz é preciso quando estamos no escuro, mergulhados nas trevas e distantes do que foi profetizado pelos profetas de Deus para os nossos dias.

O profeta Isaías, no seu tempo, identifica uma crise de fidelidade do povo para com as demandas de Deus. As pessoas falam, falam, falam e, Deus está cansado de falas vazias. As pessoas só têm narrativas, mas faltam as ações concretas. Estão preocupadas, somente, com si mesmas. Se esqueceram que tudo e todas as pessoas forram criadas por Deus. Os mandamentos foram esquecidos e a prática não correspondia com a aliança feita com Deus.

Quando lemos o capitulo que antecedo o texto da pregação de hoje fica evidente que Deus está frustrado.  E olhando para os nossos dias, sem medo concluímos: O tempo passou, mas a crise e a postura das pessoas é a mesma. Deus quer paz e, nós a guerra. Deus prega a justiça e, a gente defende e incentiva a lei do merecimento. Deus pede para destruir as armas e confeccionar instrumentos de trabalho e, a gente incentiva a violência e compra de armas.

Ainda bem, que outra vez, o Advento começou. E, temos esse tempo especial para clamar a Deus na palavra do salmista; “Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia e concede-nos a tua salvação” – Salmo 85.7.  E, além de clamar é momento oportuno de preparar a chegada de algo maravilhoso para nós, o nascimento do Menino Jesus. Ainda não é Natal, mas o seu encanto, os sinais são vistos em todos os lugares. É tempo de acolher quem veio ao mundo nos ensinar por qual caminho andar e o que fazer.

Advento é tempo de amar ao Deus que vem. Jesus vem para que o amor entre as pessoas cresça, uns pelos outros, por todas as pessoas, a tal ponto, que esse amor se torne igual ao amor de Deus pela gente, revelado no menino Jesus. Frágil criança que experimentou a dureza da vida na manjedoura em seu nascimento e na cruz, em sua morte. Tudo por amor!

Jesus não amou de palavra, nem da boca pra fora, mas de fato e de verdade. Amar a Deus acima de tudo, nunca está desconectado do amor ao próximo como a nós mesmos. O amor a Deus e a Jesus deve orientar meus sentimentos, pensamentos, palavras, gestos, atitudes e ações. Ou seja, como profetiza o profeta Isaías, é tempo propício para transformar as nossas espadas em arados e as nossas lanças, em foces. Em miúdos, os instrumentos de guerra e de morte serão transformados em ferramentas de trabalho.

Amada comunidade! Somos bons em faxinar a casa, organizar o quarto da bagunça, colocar enfeites e luzes. Somos exímios confeiteiros para fazer aquela receita impecável de bolacha natalina. Todavia, é preciso reconhecer,  que temos enormes dificuldades para faxinar a mente e o coração. No Advento somos chamados/as para  praticar as práticas de Jesus. Neste período somos chamados a caminhar na luz que o Senhor Jesus nos dá. O caminho da solidariedade, da empatia, da inclusão, da convivência pacífica, da justiça e da paz. Advento é tempo de faxinar a vida e romper com tudo que nos afasta do verdadeiro Jesus Cristo.

Pessoas reunidas formam a Igreja. E, como Igreja de Jesus Cristo, iniciamos um novo ano que começa preparando o nascimento de Jesus e vai terminar no Domingo da Eternidade na esperança de que Jesus vai voltar como Senhor dos senhores. Que desde já, possamos ensaiar e experimentar na caminhada vigilante os dons do reinado de Jesus que liberta para servir, incluir, salvar e transformar morte em vida.  Vamos caminhar daqui por diante na luz que o Senhor nos dá. É tempo de abandonar os nossos ídolos, deixar para traz nossos desejos e se converter ao Senhor.

Que Deus conduza, ilumine, dê sabedoria no tempo presente para que quando o Senhor chegar nos encontre no serviço fiel de ser testemunha no falar e no agir. Portanto, vivamos adequadamente, dignamente, aproveitando o tempo presente como dádiva para nos preparar e assumir a tarefa, diária, de andar no caminho da luz, sóbrios, íntegros, descentes, pacíficos e de vida transparente.

Querido Deus! Obrigado por este tempo de preparação para acolher o teu filho, o nosso Senhor e Salvador. Vem Senhor para o nosso dia-a-dia e acende sinais de Tua luz. Vem e toma morada em nosso coração, em nossa vida e em nossas famílias. Amém.


Pastor Mauri Magedanz

São Leopoldo – Rio Grande do Sul (Brasilien)

maurimagedanz@gmail.com

de_DEDeutsch