Isaías 42.1-4(5-9)

Home / Bibel / Altes Testament / 23) Jesaja / Isaiah / Isaías 42.1-4(5-9)
Isaías 42.1-4(5-9)

PRÉDICA PARA A 5ª FEIRA SANTA | 28 de março 2024 | Texto bíblico: Isaías 42.1-4(5-9) | Werner Kiefer |

Quem é o servo escolhido que dará alegria ao nosso Deus?

Ao ouvirmos o texto, esta pergunta surge com muita naturalidade em nossa mente. Justamente porque somos carentes de lideranças que promovam de fato vida digna a todos(as). Muitas pensam em seu próprio poder.  Destroem o mundo através da guerra, genocídios, discursos de ódio. Creio que estamos cansados desta prática, outras vezes, contaminados desta ação de intolerância. Somos levados pelas ondas deste mundo quando vemos os nossos líderes como deuses. Não diferenciamos o poder do estado e da Igreja. Urge perguntar-se pela nossa missão como Igreja, pessoa cristã.

Onde está o servo de Deus que nos dará alegria, paz? Quem é o servo  escolhido por Deus que nos restaura, alimenta a nossa esperança em meio a tantas desilusões? Aliás, a palavra servo chama atenção. Traz uma conotação de humildade. Conforme o dicionário, servo age com obediência ou servindo alguém. Quem oferece ou realiza serviços. Este não busca realização própria, mas vem engrandecer o seu senhor. Logo, o servo de Deus, conforme nos descreve o profeta, não fará uso da violência, do estardalhaço, da espetacularização, do achismo tão presente e difundido pelas mídias digitais. Não ficará berrando nas ruas, nem humilhará os cansados e sobrecarregados. Há uma expectativa diante deste servo, de tal forma em que até as nações mais distantes estão esperando para receber os seus ensinamentos. V.4

Diante destas características, percebemos este servo de Deus agindo em nosso meio? Ele pode frustrar as nossas expectativas, quando mirramos alguém poderoso como sendo o “salvador da minha pátria”. A mensagem do servo expressa graça, acolhimento, justiça que restaura a nossa vida de tal forma que podemos subsistir diante do juízo de Deus. O servo de Deus vem servir a mim e também aquele outro, inclusive, àqueles que detesto.

O servo de Deus não banca ser um herói, nem vai anunciar os seus feitos no Facebook, Instagram. Não pressiona, nem constrange, nem força a ti a fazer algo. Ele deseja ganhar a tua confiança de tal forma que venhas livremente a corresponder ao amor de Deus. Ele quer conquistar o teu coração a partir do que és, com todas as tuas frustrações tidas neste mundo.

Este servo de Deus vai para todos os lugares, inclusive as situações mais difíceis da nossa existência. O que o move é o amor. Onde há amor, interesses pessoais, vantagens são totalmente irrelevantes. Onde há amor promove-se a paz, solidariedade.

Mesmo que tenha existido o rei Davi, e tantos outros, não podem ser referências para a vida. Pois estes fracassaram porque buscaram interesses pessoais acima do Deus criador. Mesmo assim, a esperança de um servo que venha trabalhar pela vida não deixa de ser uma esperança ao mundo, bem como do nosso Deus, criar um tempo novo através de lideranças que servem pelo caminho da compaixão, bem como ilustra a parábola do bom Samaritano.

Reconhecemos, confessamos que o servo de Deus é Jesus Cristo.

Ele vem da parte de Deus, ele está conosco, ele vem servir a este Senhor.  Talvez ainda não o reconheçamos porque estamos mergulhados numa outra compreensão sobre o enviado de Deus. Por isso, tão importante compreender a missão deste servo. Aquilo que Jesus faz, prega, revela-se o servo de Deus no mundo. A missão deste servo  atesta para a presença de Deus em nosso meio.

Ao experienciar o amor de Deus através de Jesus Cristo, compreendemos quem é o servo de Deus. Pois este se revela através do poder que se visualiza pelo servir com a sua própria vida.

Nesta Quinta-Feira Santa, este servo de Deus se senta conosco em torno da roda para o lava-pés e comunhão de mesa. Será que compreendemos estes gestos do nosso servo de Deus? Sinceramente, tu és capaz de crer num Deus que se revela no seu servo, Jesus Cristo, que vem lavar os pés sujos, empoeirados dos discípulos e, senta-se em torno da mesa para um momento de comunhão, onde temos um traidor, outro, que vai negar o seu mestre? Veja, o servo de Deus mergulha na existência humana, de tal forma que traz a tona aquilo que somos e não somos. Através do servo que serve está a missão de Deus, da nossa comunidade, inclusive.

Os feitos deste servo são tão impactantes que somente mais tarde  os discípulos vieram a compreender.

Respondeu Jesus e disse-lhe: O que eu faço, não o sabes tu, agora, mas tu o saberás depois.(João 13)

Vocês compreendem o que faço? O que Jesus faz tem uma outra lógica da maioria de nossas lideranças. A autoridade de Jesus está em ser servo, por isso o mundo não o suporta.

O Senhor e criador do mundo inverte a lógica humana. Ele envia a este mundo o seu Filho Jesus Cristo. Jesus vem a este mundo como servo. Seu estilo e seu jeito de cumprir a missão que lhe foi designada não é a avenida, não são os holofotes, não é o caminho da fama, da eloquência, do marketing. O profeta Isaías explica-nos por que Deus inverte a lógica humana: somente quem se movimenta silenciosamente, quem anda com cuidado ainda tem a possibilidade de considerar as pessoas que estão a seu lado. Somente assim somos capazes de perceber as pessoas cujo pavio está apenas fumegando e cuja vara quase já se quebrou. Uma sociedade que está em constante agitação, onde tudo gira freneticamente, onde a música em seu volume alto não cessa, não percebe mais aqueles que estão sucumbindo. Pessoas quebram e apagam – e ninguém percebe. Nem mesmo quando decidem dar cabo da própria vida em um ato de terror. ( Klaus A. Stange em Proclamar Libertação)

Este servo, ainda escandaliza. Há comunidades que sentem constrangidas em participar de uma celebração da quinta feira santa onde se faz o lava-pés. Qual será a razão para tanto? O que se passa em nossa mente ao ver sendo realizado este gesto? Creio importante experienciar a prática de Jesus, além da Santa Ceia.

Através da ação de Deus em Jesus Cristo, chegamos a reconhecê-lo em nossas vidas. Pelo caminho do servir, seja no batismo, na Santa Ceia, no caminho da compaixão visualizamos o servir de Deus. Somente então surge, brota a fé em nossos corações. Fui tocado por Deus, aceito, justificado. Salvo porque Deus agiu, foi até a cruz com o seu servo para que os meus pecados fossem perdoados. O servo assumiu tudo o que me separava de Deus. Que graça maravilhosa.

Como permanecemos diante deste servo que serve com a sua vida para nos salvar? Se isto faz sentido, então, sejamos gratos a este servo de Deus e venhamos a servi-lo. Há um slogan que fazia parte do tema da Igreja no passado: Igreja que serve, serve!  Esta não pode apenas defender os seus próprios interesses, como de isenção de tributos, taxas, reivindicar emissoras de rádio e TV. Igreja, cristãos são desafiados ao servir, caso contrário, perdemos a nossa identidade e Deus será apenas mais uma mercadoria a ser adquirida, como tantas outras, neste mundo. Ser igreja combina com a compaixão.

Nós, cristãos, comunidade, sejamos servos que possam dar alegria ao nosso Deus. Creio que temos uma bela história de 200 anos em solo brasileiro, servir através das escolas, hospitais, casas geriátricas, creches. Faça parte deste mutirão do servir a Deus, para que Deus possa sentir alegria com a tua vida, comunidade, de um belo testemunho de fé aos teus. Amém

Oração

Deus, Antes mesmo de te procurarmos, tu te revelaste a nós. Antes de invocarmos o teu nome, tu nos chamaste pelo nosso nome. Antes mesmo de nos achegarmos a ti, tu nos envolves com a tua luz. Concede-nos olhos abertos que reconhecem a tua glória, ouvidos abertos que escutam e acolhem a tua palavra, corações abertos que confiam e esperam em ti. Amém   (Klaus A. Stange )

P. emérito Werner Kiefer

pwkiefer@hotmail.com

de_DEDeutsch