Isaías 9.2-7

Isaías 9.2-7

PRÉDICA PARA O DIA DE NATAL | 25 DE DEZEMBTRO DE 2022 | Texto bíblico: Isaías 9.2-7 | Kurt Rieck |

Santificado seja o teu nome

 Estimada Comunidade!

“Que a graça e a paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com todos vocês.”

                Hoje é dia de contemplação, de adoração, onde a nossa alma enaltece o que há de mais rico e precioso na vida cristã: Jesus Cristo, Deus feito gente, demonstrando por inteiro o seu amor pela humanidade.

                Em Jesus foi concretizado esse anúncio do profeta Isaías escrito por volta de 740 a 700 anos antes de Cristo.

                Na condição humana, as trevas existem e se acentuam sempre que a humanidade se deixa entorpecer pela ganância, injustiça, ausência de amor, radicalismos, guerras, drogas, destruição da família, jogos de poder, ausência de Deus.

                No dia de hoje lembramos do contraponto das trevas, que é a luz. Hoje comemoramos que a luz de Cristo brilha e que essa luz ninguém poderá apagar. Ela existe e está no meio de nós para ser vista e servir de orientação.

                Hoje é dia de santificar o nome de Deus que se fez carne na pessoa de Jesus Cristo. Ele é o Messias. Ele é aquele que chamamos de nosso Senhor. Isaías afirma que “um menino nos nasceu, um filho se nos deu. O governo está sobre os seus ombros, o seu nome será: ” (v.6)

                 Maravilhoso Conselheiro. O ser humano carece de conselhos. Mãe e pai são os primeiros conselheiros. Buscamos para os filhos a melhor educação, pois sabemos que ela muito lhes influenciará. Toda uma geração será influenciada pelo espírito da sua época (Zeitgeist). O papel de influenciador que a Igreja exerce, lamentavelmente está sendo substituído por influenciadores digitais (digital influencers) que interferem no comportamento e nas decisões de seus seguidores. Quem está aconselhando a nossa geração?

                Jesus é o nosso Maravilhoso Conselheiro. Seguir a Cristo é seguir as orientações que Ele deu aos seus discípulos e discípulas. Quanto mais permitirmos que as boas novas por Ele vividas e anunciadas nos influenciarem, tanto mais andaremos numa luz inconfundível. Todos os conselhos de Jesus visam o bem da humanidade. Na fragilidade humana as trevas sempre voltam à tona, mas a luz não se deixa apagar. Trevas são trevas. Luz é luz. Trata-se de uma lógica que faz parte da criação. É para o nosso bem que Cristo veio nos orientar. Permita Jesus ser o seu influenciador! Santificado seja o teu nome!

                Deus Forte. Olhamos para os que exercem poder no mundo. Lendo a respeito de guerras ocorridas no Antigo Testamento, capitaneadas, entre outros tantos, por Davi e Salomão, constatamos que seus governos tiveram início com humildade e devoção a Deus. O poder humano lhes subiu à cabeça e gostaram da ostentação que a sua capacidade de governar lhes concedeu. Palácios, promiscuidade e riquezas lhes dominaram. Assim seus governos foram à ruína.

                Jesus é o Deus Forte.  A fé cristã se mostra de forma contrária ao que o ser humano constrói. Pensavam que Jesus faria o mesmo, mobilizando o povo para correr com os romanos. Ele optou por um outro caminho. Vi templos “cristãos” cobertos de ouro. Não é esse o Deus da manjedoura. O Deus Forte feito gente tomou o caminho contrário das lideranças que se deixam mover pelo instinto do poder econômico e bélico. O poder de Jesus é o poder do Espírito Santo. O nome por si só diz tudo: ele é santo. A santidade está no valor das coisas simples. O seu poder se mostra no servir e não no ser servido. Santificado seja o teu nome!

                Pai da Eternidade. Precisamos compreender dois termos: transcendente e imanente. Imanente é aquilo “que permanece no âmbito da experiência possível, agindo na captação da realidade através dos sentidos”. Quando limitamos Deus ao nosso mundo, à nossa existência, apequenamos Deus. Deus extrapola o nosso imanente. Em contraponto surge a palavra transcendente que expressa aquilo que “excede os limites normais, transcende a natureza física das coisas” (Oxford Languages). Deus em muito transcende a nossa capacidade de pensar. Em 1990 foi lançado o Telescópio Espacial Hubble, nos trazendo dimensões imensuráveis do universo. O universo é muito maior do que podemos imaginar. Cremos que o Pai da Eternidade é uma inteligência criadora inesgotável. Em suas mãos se encontra a lógica de tudo. O eterno não está limitado ao nosso relógio. Ele gira em torno de uma grandeza maior. Ele existe fora do tempo, sem início ou fim.

                Jesus é o Pai Eterno feito gente. Vamos comparar os seres humanos a uma formiga. E imaginemos que Deus seja um ser humano. Vejam a diferença do tamanho do cérebro de um e de outro. As formigas não têm a menor condição de entender um cérebro humano. Da mesma forma, o ser humano não tem condições de entender a inteligência de Deus. Podemos fazer uma analogia com o que aconteceu no Natal. O Pai Eterno se coloca na condição humana com o propósito de se fazer entender. O transcendente se faz imanente para que possa ser compreendido. Sendo Deus muito mais do que podemos imaginar, não há dúvidas de que Ele tem poder para que uma jovem, de nome Maria, pudesse conceber sem ter tido um ato sexual. Nasceu o Emanuel, Deus conosco, que viveu, foi crucificado e ressuscitou, mostrando que há algo além da morte: a vida eterna. Santificado seja o teu nome!

                Príncipe da Paz. Príncipe é o filho do rei. A fonte geradora da paz é a obra divina de reconciliar, missão essa concedida ao filho do rei. O perdão dado por Deus, gera perdão. Dá-se um novo curso na vida. A reconciliação acontece em três âmbitos. Deus nos estende a mão dando seu perdão, o que permite que tenhamos paz com Ele. Nós nos reconciliamos conosco, com a nossa história, com a nossa pessoa. Nós nos reconciliamos com o nosso próximo. Esse ensinamento está expresso por Jesus no duplo mandamento do amor, que se encontra em Mateus 22.34 a 40, onde se resume todos os demais mandamentos dados por Deus.

                Jesus é o Príncipe da Paz. No Natal cria-se uma atmosfera em busca de paz. A paz com Deus. A paz consigo mesmo. A paz na família. A paz na sociedade. A fórmula para que isso aconteça está no amor incondicional revelado por Deus em Jesus Cristo. Santificado seja o teu nome!

                Assim se dá o Reino de Deus. Surge um governo que rege as pessoas, o qual não se limita a uma etnia, nem a um espaço geográfico, nem a uma tendência política, seja de direita, de esquerda ou de centro. Esse governo age nas pessoas e forma uma comunidade, uma sociedade, um povo que se identifica com seus princípios e que reúne todos os que confessam a Trindade. Esse reino seguirá estabelecido e firmado com juízo e justiça. Lemos no Catecismo Maior que o Reino de Deus “outra coisa não é senão … que Deus enviou ao mundo a Cristo, seu Filho, nosso Senhor, para que nos redimisse e libertasse do poder do diabo e nos levasse a ele e nos governasse como rei da justiça, da vida e da bem-aventurança, contra o pecado, a morte e má consciência”.

               Santificado seja o teu nome! Isso se sucede, conforme escrito no Catecismo Menor, “quando a palavra de Deus é ensinada genuína e puramente, e nós, como filhos de Deus, também vivemos uma vida santa, em conformidade com ela; para isso nos ajuda, querido Pai do céu. ”

            Que o Príncipe da Paz lhes conceda um feliz e abençoado Natal.

                Amém.


P.em. Kurt Rieck

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Brasilien)

kurtrieck@gmail.com

de_DEDeutsch