João 14.15-21

João 14.15-21

PRÉDICA PARA O 6º DOMINGO DA PÁSCOA  | 14 de maio de 2023 | Texto bíblico: João 14.15-21 | Mauri Magedanz |

OBS.: A reflexão tem presente as demais perícopes do 6º domingo da Páscoa; Atos 17. 22-31 e 1 Pedro 3. 13-22.

Querida comunidade! Que estejamos ligados e ligadas pelo cordão umbilical do amor ao Senhor Jesus Cristo e uns aos outros. Amém.

Tem uma máxima na comunicação que diz: As pessoas só guardam 8% do que a gente comunica falando e, 80% do que a gente mostra e, claro, sempre tem um percentual que não guarda nada do que se comunica, seja falando ou mostrando pois, lhes falta o dom do amor.

Tendo isso em mente, trago um elemento visível para comunicar a palavra de Deus para este final de semana em que homenageamos o nosso 1º amor, a MÃE!

Eis em minhas mãos um laço (Mostrar para a comunidade. Amarrar duas cordas ou barbantes diferentes em tamanho e cor, na forma de um laço).

Qual a finalidade, primeira, de um laço? Vou lhes mostrar (puxar as extremidades fazendo com que o laço se abra).

Viram?

O laço é uma forma de unir duas cordas diferentes, esteticamente bonito e, harmoniosamente unidos e inter-relacionados.

Segundo o Evangelho, Jesus e o seu Pai, também estão unidos. Qual é o laço que os une? Jesus mesmo o diz: “O meu Pai me AMA…” – João 10. 17a. O amor une perfeitamente o Pai criador e o Filho regenerador da criação e, revela quem é Jesus. E, o nosso o amor a Jesus e ao próximo é testemunhado, aceitando e obedecendo os mandamentos do Senhor Jesus, o Cristo.

Nesta manhã em que homenageamos o nosso 1º amor, o maternal. Jesus está confortando os seus discípulos, diante da eminente ascensão Sua, aos céus. Qualquer partida, por mais breve que seja, desperta insegurança, tristeza, angústia e perguntas. Com os discípulos de Jesus também foi assim. Cada um tem um sentimento e ação diferente diante do anuncio de que Jesus vai para junto de seu Pai celestial. Tomé quer saber o caminho que leva ao Pai (João 14. 5) e o Felipe, quer ver o Pai (João 14. 8). Em suas diferenças Jesus promete o envio de um elemento que unirá todos no Pai e em Jesus.  Qual o laço que unirá as pessoas tão diferentes? O Espírito Santo, pois “Nele vivemos, nos movemos e existimos” – Atos 17. 28b.

O laço une duas cordas diferentes.

O amor une duas pessoas diferentes, o Pai criador e o Filho redentor.

O Espirito Santo une povos, culturas e línguas diferentes.

O amor que há entre Jesus e o Pai Celestial fez com que Jesus por amor a nós desse a sua vida para nos salvar. Assim, nos tornou seus amigos e suas amigas. E entre pessoas amigas não há segredos e ações descompassadas. Afinal, diz Jesus em João 15. 14;“Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando”.

O que Jesus manda? “Aceite e obedeça aos meus mandamentos como prova que me ama.” – João 14. 21. Ou seja, quem ama obedece e respeita aos preceitos do Senhor. O que não se restringe numa relação unilateral, mas mostra e pratica o amor para com as outras pessoas, “com educação e respeito” – 1 Pedro 3. 16a. Ainda que vivamos tempos de medo, angustia e perseguição não podemos deixar de explicar, a qualquer pessoa que pedir, sobre a esperança que a gente tem.  

Estimada comunidade! O amor é o laço que nos une com Jesus e uns com os outros. É o amor que nos faz ir e dar frutos. O amor que faz com que tenhamos relações de respeito, de compromisso um com o outro. Ser mãe ou ter uma mãe exige isso: respeito, compromisso pautados no amor de Jesus por nós. Afinal, sem amor, não há obediência e seguimento, no sentido pratico dos mandamentos de Jesus.

O amor, estimada comunidade do Senhor, a gente não define só com palavras, o amor se vive. O amor une! O amor é relacional. É dedicação de um ser a outro.

Obrigado Deus pelo teu amor e pela tua criação da qual, faço parte.

Obrigado Deus pelo amor de Jesus por nós e por estarmos unidos com Jesus na obediência ao mandamento do amor, amando uns aos outros.

Obrigado Deus por nos abençoares com o Auxiliador, o Espirito da verdade que está conosco em todos os tempos, lugares e na realização efetiva do amor.

Obrigado Deus pelo amor de minha mãe, que nos une como família.

Obrigado Deus pelo Espirito Santo que nos une, em nossas diferenças na mesma causa de amar a Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todas as nossas forças e ao nosso próximo como a nós mesmos.

Querido Deus! Que o Teu auxiliar, sempre de novo, renove a ordem de Jesus: “Aceite e obedeça aos meus mandamentos como prova que me ama.”  E, que assim nos sintamos amados por Ti e por Jesus e que através do nosso amor o mundo saiba que somos os discípulos de Jesus.  Amém.

Mauri Magedanz

São Leopoldo – Rio Grande do Sul (Brasilien)

maurimagedanz@gmail.com

de_DEDeutsch