Lucas 24.44-53

Lucas 24.44-53

PRÉDICA PARA ASCENSÃO DO SENHOR | 9 DE MAIO DE 2024 | Lucas 24.44-53 | Clarise Wagner |

40 – número com significado (o povo de Deus ficou 40 anos no deserto – aprendendo a se organizar, pois só sabiam ser escravos; Jesus ficou 40 dias no deserto aprendendo a suportar as tentações do mundo; depois de sua ressurreição, ficou 40 dias com os discípulos preparando sua ascensão. Podemos dizer que 40 significa um tempo, um resumo, uma sistematização de uma formação já ocorrida).

Leitura de Lucas 24.44-53

Para uma compreensão mais clara da ascensão, do “subir ao céu” de Jesus, nos ajuda lembrarmos da compreensão teológica de céu. Martim Lutero explica da seguinte forma: – “céu” é o lugar onde Cristo se encontra e a sua palavra é pregada e vivida. Ou seja, não um lugar geográfico, o azul dá de cima, onde ficam as nuvens, onde passam os aviões, etc… Por isso, na ascensão, Jesus não subiu ao céu (espaço físico), mas foi “elevado”, “aumentou seu poder”, foi “promovido” a estar em todo o mundo ao mesmo tempo e, dessa maneira, ele permanece em nosso meio e com todas as pessoas.

Esta compreensão podemos confirmar pelo texto bíblico de Atos 1.11 onde lemos: “… por que vocês estão aí olhando para cima? Esse Jesus que estava com vocês e que foi levado para o céu voltará do mesmo modo que o viram subir.” Ou seja, Jesus não voltará surgindo no meio das nuvens ou através de um fenômeno da natureza, mas voltará para a concretização do reino de Deus através da pregação do Evangelho e do nosso testemunho. É a palavra de Deus se tornando realidade palpável entre nós. Cristo presente através de gestos de solidariedade, da manifestação em favor da paz e da justiça, mas principalmente na proclamação do Evangelho em palavras – E – atitudes.

Até a ascensão uma série de coisas aconteceram com Jesus para que se cumprisse a escritura. Após a ascensão, a ação de Jesus no mundo se daria de outra maneira. A tarefa de Jesus estaria cumprida, mas a tarefa das pessoas que confessam a fé nele estaria apenas começando.

Somente neste momento da ascensão de Jesus os discípulos entenderam a totalidade de sua obra.  Até ali eles estavam cercados de muitas dúvidas. Por isso, após a ressurreição Jesus ainda continuou aparecendo aos discípulos e para outras pessoas por 40 dias lembrando e relembrando tudo que havia ensinado e fortalecendo a fé. Tempo este suficiente para que os discípulos não tivessem mais dúvida de sua ressurreição. Neste momento da ascensão os discípulos de Jesus perceberam que tudo aquilo que estava escrito na Lei de Moisés, no livro dos profetas e nos Salmos tinha um sentido e se concretizava em Jesus. A ascensão de Jesus abriu a mente dos discípulos para entenderem as Escrituras Sagradas.

Como ouvimos do Evangelho de hoje:  Eles entenderam que Jesus voltaria para Deus e que agora eles, guiados pelo Espírito Santo que Deus enviou em pentecostes, dariam continuidade à obra. Eles deveriam anunciar a mensagem sobre o arrependimento e o perdão para todas as nações começando pela própria casa.

Eis a força para nossa missão. Assim como Martim Lutero dizia ou escrevia “Sou batizado!”, seja esta também a nossa convicção de que Cristo está conosco, que somos aceitos por Deus – é a força que Lutero tinha para enfrentar os poderosos da época e permanecer fiel à sua convicção de fé. Esta convicção é, também para nós, força e coragem para enfrentar os perigos e ameaças à vida digna em nossos dias.

Lembremos sempre: Se antes da ascensão Jesus estava na Palestina, com a ascensão, estando ele junto de Deus, ele passa a estar em todos os lugares. Por isto, ao mesmo tempo em que nós neste culto podemos dizer Deus está aqui… Milhares de outras comunidades e pessoas em outros lugares neste mesmo momento também podem afirmar esta certeza da presença de Deus.

A ascensão faz parte da grandiosidade de Deus (onipresença/ onipotência). Para a nossa compreensão – subir, ser levado – é distanciar, ficar olhando de longe; para Deus – é estar bem próximo de todos seus filhos e filhas.

É assim que Deus se manifesta, muitas vezes na contramão de nossa compreensão, mas sempre se colocando ao nosso lado. Esta é a beleza da mensagem da ascensão. Jesus é levado ao céu para estar com todas as pessoas ao mesmo tempo. Não é exclusividade de um povo, de uma raça ou nação. É de todas as pessoas. E ele está no meio de nós. Que assim seja, por Cristo, Jesus. Amém!

Pastora Clarise Ilaine Wagner

Venâncio Aires – Rio Grande do Sul (Brasilien)

clarisewh@yahoo.com.br

de_DEDeutsch