Lucas 12 . 13- 21

Home / Bibel / Neues Testament / 03) Lukas / Luke / Lucas 12 . 13- 21
Lucas 12 . 13- 21

PRÉDICA PARA O 8º DOMINGO APÓS PENTECOSTES | 31.07.2022 | Texto bíblico: Lucas 12. 13- 21 | Baldur van Kaick |

A QUEM SE CONFIAR – DE QUEM ESPERAR TODO O BEM.

Graça e paz sejam com vocês da parte de Deus, nosso Pai, e do nosso Senhor Jesus Cristo. Amém

Prezada comunidade

I

Nesse ponto, um homem que estava no meio da multidão disse a Jesus: Mestre, diga a meu irmão que reparta comigo a herança.”  Claramente descontente com o rumo da partilha da herança deixada pelo pai falecido, o desconhecido aproveita uma pausa nos ensinamentos de Jesus, ou os interrompe, pedindo que Jesus dê uma solução à injustiça familiar que enfrenta. Mas Jesus se nega a exercer o papel de juiz nesse assunto. A resposta de Jesus é dura: “Homem, quem me nomeou juiz ou repartidor entre vocês?” Destoa de tantas outras ocasiões, quando o Evangelho nos apresenta um Jesus meigo que, quando se trata de ajudar, não pergunta duas vezes e logo socorre o necessitado. Por quê aqui reage diferente? Não é legítimo o que o ouvinte lhe pede?

Desentendimentos por herança são comuns. Há casos em que nenhuma das partes se sente atendida satisfatoriamente. No tempo de Jesus, havia uma dificuldade adicional. Muitas propriedades eram pequenas, e uma nova divisão das mesmas as tornava economicamente inviáveis. “O rio dividido em dois perde a força”, se dizia. Em muitas famílias havia concordância sobre isso e os herdeiros decidiam tocar a propriedade juntos. Mas havia quem discordava, indiferente às consequências. O cidadão que interpela Jesus deve ter sido um deles. Faz questão de receber sua parte. –  Jesus deve ter presenciado várias situações semelhantes. Na parábola do filho pródigo, por outro lado, relata sobre um jovem que exigiu sua herança ainda em vida do pai, e a desperdiçou, voltando de mãos vazias para casa, arrependido, e para surpresa de todos foi acolhido por um pai bondoso.

Eu creio, contudo, que a indignação de Jesus, neste caso, não é tanto contra aquele pobre homem, mas contra uma característica humana. É o que se vê na sequência do texto. Pois ali Jesus se volta daquele homem, que o interpelou, para a multidão, que o ouve, dando-lhe o seguinte conselho: “Tenham cuidado e não se deixem dominar por qualquer tipo de avareza, porque a vida de uma pessoa não consiste na abundância dos bens que ela tem.” 

Avareza é o mal a ser combatido. Avareza desune pessoas. Avareza destrói laços familiares e faz a convivência humana deteriorar. O que é avareza? O dicionário explica: É o apego extremo ao dinheiro, cuja preocupação maior é ajuntar dinheiro; e como característica dela nenciona a ausência de generosidade e amor. Quem é movido por apego excessivo ao dinheiro torna-se mesquinho e perde a disposição de ajudar quem precisa ser socorrido. Amor ao dinheiro muda pessoas. Para quem tem pouco, o pouco muitas vezes é muito; já para quem tem muito, por causa do apego extremo aos bens materiais, o muito deixa de ser muito e passa a ser pouco, e se ajunta sempre mais, pensando que assim se tem segurança.

Jesus pede a todos e todas, também a nós, que tenhamos cuidado, e não permitamos que bens materiais nos dominem e, por causa deles, esqueçamos de agir com generosidade.

II

Para exemplificar um segundo aspecto do apego extremo ao dinheiro, Jesus narra a seguir a história do homem rico. O Evangelho de Lucas preservou muitas passagem em que Jesus apontou para a riqueza e a pobreza, e o leitor de hoje não escapa de perceber que Jesus não se conformou com o mundo dividido nesses extremos. O homem rico de quem Jesus fala é empreendedor de sucesso. Diante da colheita sem precedentes, que o aguarda, toma as medidas necessárias. Demole os silos e constrói outros maiores. Em algum momento da execução das obras e do recolhimento da colheita nos silos recém-construídos,  passa-lhe então pela cabeça a idéia de que agora é alguém realizado, com o futuro garantido. Mas exatamente no mesmo momento tem também um instante de rara lucidez, pois se dá conta de que havia construído a sua vida sobre um fundamento inestável. Mas tarde demais, pois pouco depois o seu coração parou de bater. Por apego aos bens materiais, havia esquecido de Deus.

Jesus, quando comenta a história, conclui com as palavras: “Assim é o que ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico para com Deus.”

Aqui é interessante recordar um texto de Martim Lutero. No Catecismo Maior, na  explicação do Primeiro Mandamento, Lutero escreve algo que tem a ver diretamente com o assunto aqui tratado (eu digo as palavras de Lutero com as minhas palavras). Ele escreve: ‘Aquilo em que você coloca toda a sua confiança, este é o seu deus. Quando você coloca toda a sua confiança no dinheiro, este é o seu deus, e dele você espera todo o bem. Mas no Primeiro Mandamento nosso Senhor diz: ‘Eu sou o Senhor seu Deus, não tenha outros deuses diante de mim.” Com isso nosso Senhor pede que coloquemos nossa confiança unicamente nEle e dEle somente  esperemos todo o bem.” Até aqui Lutero.

Quem age conforme o Primeiro Mandamento, esperando  de Deus somente todo o bem,  este é rico para com Deus.

III

Para ser rico para com Deus, Jesus convida nas palavras finais do Evangelho deste domingo, onde, dirigindo-se agora especialmente aos discípulos, portanto também a nós,  diz:

Não se preocupem com a sua vida, quanto ao que irão comer, nem com o corpo, quanto ao que irão vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as roupas. Observem os corvos, que não semeiam, não colhem, não têm despensa nem celeiros; contudo, Deus os sustenta. Vocês valem muito mais do que as aves! Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? Portanto, se não podem fazer nada quanto às coisas mínimas, por que se preocupam com as outras? Observem como crescem os lírios: eles não trabalham, nem fiam. Eu, porém, afirmo a vocês que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, muito mais fará por vocês, homens de pequena fé!”

Prezada comunidade:

“Vou poder pagar as contas do mês?” “O que será de mim se ficar doente?” “Se não encontrar emprego, como vou sustentar a família?” Deus conhece as preocupações que tiram o sono. Por outro lado, Jesus é o último que nos dirá para não planejar nossa vida e para não pensar no dia de amanhã, esperando que tudo caia do céu, sem nosso esforço e trabalho pessoal. Não existe vida humana sem dedicação, e neste sentido também os corvos e os lírios trabalham, à maneira deles.

O que Jesus faz neste Evangelho é alargar o nosso horizonte. Ele quer que enxerguemos Deus e voltemos a fazer experiências com Deus, nós que temos tão pequena fé e andamos cheios de ansiedades. Jesus crê  que somos carregados e cuidados por uma bondade sem limites, a bondade do Pai. As traças corroem tecidos valiosos. Ladrões roubam dinheiro que se economiza para dias de necessidade. Nada que nos cerca é seguro. Também nossos planejamentos não são garantia de vida sem sustos. Por isso o convite de Jesus para olhar para o Pai. Quem se confia a Ele, dEle esperando todo o bem, não é decepcionado. Jesus convida para redescobrir o Pai que nos sustenta dia após dia. A vida munda quando você se confia a Ele? Muda, sim. O jovem que se confia a Ele, olha para a frente com confiança, o  adulto faz seu trabalho com fé. O idoso saberá que tem um Pai que o quer bem. No mundo em que cada um luta para ter uma fatia maior do bolo, pensando que assim terá uma vida feliz;  no mundo em que se trava uma luta constante, uma concorrência e guerra de uns contra os outros,  Jesus convida seus discípulos para sair dessa luta e caminhar com o Pai,  confiando nEle. Por isso, suas palavras finais:

Busquem, antes de tudo, o seu Reino, e estas coisas lhes serão acrescentadas.“ O Reino de Deus é a realidade do cuidado de Deus, o espaço onde habita a generosidade de Deus e onde se aprende o cuidado mútuo, como Jesus ensina na parábola do Bom Samaritano. Quem busca antes de tudo o Reino de Deus, na hora de partilhar heranças também será sensato. A quem busca o Reino de Deus não lhe faltará nada que faz de sua vida uma vida abençoada. Deus nos guarde nesta fé

Amém

Oremos:

Pai de nosso Senhor Jesus Cristo: Tu convidas o teu povo para esperar de ti todo o bem e colocar no mundo sinais de uma maneira diferente de viver, com solidariedade e cuidado mútuo. Ensina-nos a lidar de maneira diferente com os bens materiais, não permitindo que nos dominem. Teu Evangelho é a luz que nos mostra o caminho.

Amém

A paz de Deus, que é maior que todo o nosso entendimento, guarde corações e pensamentos em Cristo Jesus. Amém

 —

P. em. Me. Baldur van Kaick

Curitiba-Paraná (Brasilien)

bvankaick@gmail.com

de_DEDeutsch