Mateus 3.1-12

Mateus 3.1-12

Prédica para o 2. Domingo de Advento | 04/12/2022 | Mateus 3.1-12; Isaías 11.1-10; Romanos 15.4-9 (10-13) | Günter Wehrmann |

Graça e paz daquele que veio, está presente e que virá, estejam conosco! Amém.

Estimadas irmãs e estimados irmãos em Cristo!

Hoje é o segundo domingo de Advento; em 21 dias já será Natal. Por isso nos flagramos da urgência de fazer os últimos preparativos. Isso nos causa encanto e quem sabe também preocupação. Mas será que só isso é o sentido de Advento?

Por isso nos aquietemos para ouvirmos o texto de prédica, previsto para o segundo domingo de Advento, conforme está escrito em Mateus 3.1-12:

Leitura:

Queridas irmãs e queridos irmãos! Preciso confessar que fiquei assustado e preocupado ao ler esse texto, no início de meu preparo para essa prédica. João diz: “Arrependam-se, porque está próximo o Reino dos Céus… Produzem frutos dignos de arrependimento.”… Pergunto-me: Quem vai poder subsistir no juízo final?

Oremos novamente para entendermos bem o que Deus nos quer dizer hoje, através desta mensagem de João Batista: Senhor Jesus Cristo, concede-nos o Espírito Santo e abre nossos ouvidos, corações e mentes, a fim de que enxerguemos luz no fim do túnel e que nos possamos preparar realmente bem para o Natal. Amém.

Queridas irmãs e queridos irmãos em Cristo!

Neste momento não consigo enfocar todos os aspectos do texto. Por isso vou me limitar a alguns.

Advento é tempo de preparação para a vinda de Cristo – que já veio, está presente e virá novamente, para ficar e erguer o seu Reino em plenitude. Ele veio a fim de nos mostrar o jeito de viver, promovendo vida digna para todos, especialmente para pessoas e lugares onde é mais necessário. Nessa missão ele sacrificou a sua própria vida em lugar de todos e todas que não conseguiram arrepender-se de seus erros, enganos e suas omissões. Sacrificou-se em lugar de todos e todas que, conforme João Batista estão sob o juízo de Deus. Mas Deus o Pai deu a Jesus, seu Filho amado, no domingo da Páscoa, nova vida que não mais morre e, no dia da Ascensão, o fez subir ao céu e o sentou à sua direita. Lá Jesus Cristo intercede por nós que fomos batizados em seu nome e nos prepara lugar na casa do Pai. Dessa esperança vivemos aqui e em eternidade.

Mas isso não serve para nós nos acomodarmos aqui e agora. Pelo contrário: Nos motiva a reconhecer os pecados que se instalam em nível pessoal, familiar, social e na igreja. Liberta-nos para o arrependimento, não só uma vez, mas sempre quando necessário, ou seja, diariamente. Arrependimento não é só palavra, mas é meia volta, mudança de rumo, nova atitude, é promover nova vida em paz, justiça e amor, primordialmente lá onde mais está faltando. Dessa maneira surgirão sinais concretos e palpáveis do Reino de Deus em nossos dias. Sinais concretos que Cristo através do Espírito Santo opera – em e através de nós – para a honra e glória de Deus e nossa própria alegria. Assim fazemos jus ao ser batizados em nome de Jesus.

Talvez fiquemos assustados, mais uma vez, diante dessa nova responsabilidade. Sim, muitas vezes ficamos devendo nessa missão de colocar sinais concretos e palpáveis do Reino de Deus. Por isso é bom, na oração à noite, pedir perdão a Deus e a quem estiver por perto. Lutero, em situação de seu arrependimento desesperado, escreveu na parede as palavras “sou batizado!” Assim se apegou na esperança que Cristo lhe ofereceu e não vai negar nesta vida, nem no fim da vida, nem no juízo final. Pois Cristo estará à frente dele e diz para o Juiz: “Este é meu irmão, ele confiou em mim e procurou me seguir, mesmo que tenha faltado”.

Esta esperança não o acomodou nem o deixou ficar de braços cruzados, mas o libertou para esperançar, ou seja, engajar-se novamente na promoção de sinais de vida em paz e justiça. Eis um segredo de conviver com outra pessoa, por mais falha ou diferente que ela possa ser: Vivendo do perdão de Deus tornamo-nos capacitados a perdoar e aceitar a outra pessoa. Pois os que se amam vivem do perdão. Este milagre Jesus Cristo quer operar, através do Espírito Santo, em nós que fomos batizados em seu nome.

Que assim o tempo de Advento seja abençoado para todas e todos nós e através de nós para muitas pessoas ao nosso alcance. Desse modo nos prepararemos bem para o Natal e a luz natalina iluminará muitos tuneis escuros. Que assim seja! Amém.

  1. Günter Karl Fritz Wehrmann

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Brasilien)

ge.wehrmann@hotmail.com

de_DEDeutsch