João 3.1-17

João 3.1-17

PRÉDICA PARA O  1° DOMINGO APÓS PENTECOSTES (Trindade) | 26 de maio de 2024 | João 3.1-17 | Günter Karl Fritz Wehrmann |

Estimadas irmãs e estimados irmãos em Cristo!

É possível nascer de novo? Uma pessoa que estava em coma e voltou sente-se como renascida. Ela diz que foi milagre.

O texto de prédica de hoje fala também de um novo nascimento, mas um tanto diferente. Ouçamos, pois, o que está escrito em João 3,1-17:

Leitura

Oremos: Misericordioso Deus, pedimos-te que, pelo Espírito Santo, abras nossos ouvidos, mentes e corações para o que tu nos queres dizer. Amém.

À primeira vista, Nicodemos, um líder e mestre na religião judaica, nos pode impressionar por sua dedicação em agradar a Deus pelo esforço no cumprimento dos mandamentos da lei de Moisés. Ele fala com Jesus à noite. Isso não que tenha medo de ser visto por outros, mas por ser costume dos fariseus abordar à noite os temas diferentes do cotidiano. Nicodemos elogia Jesus dizendo: “Rabi, sabemos que o senhor é Mestre vindo da parte de Deus, por que ninguém pode fazer estes sinais que o senhor faz, se Deus não estiver com ele”. Certamente Nicodemos se lembra de que Jesus fez boas obras, tais como alimentar famintos e curar doentes. Por isso ele o chama de Rabi e Mestre vindo da parte de Deus.

Mas isso não basta. Jesus quer que Nicodemos não fique nisso, mas o reconheça como o Filho do Homem que Deus enviou para salvar as pessoas e o mundo do pecado, da condenação e da morte. Jesus lembra Nicodemos de que o povo de Israel, enquanto caminhava pelo deserto, caiu em pecado. Deus mandou Moisés erguer num poste uma cobra de bronze. E quem levantasse os olhos para ela, não seria condenado por causa dos pecados, mas seria salvo. Mas agora tem muito mais: Importa levantar os olhos para o Filho de Deus, sacrificado na cruz, em favor de toda a humanidade e o mundo pecador. Jesus fala aqui de sua morte vicária na cruz pela qual ele se sacrificaria não só pelo povo de Israel, mas em favor de toda a humanidade e todo o mundo pecador. Ao mesmo tempo Jesus fala aqui de sua ressurreição e ascensão pelas quais todos que n´Ele creem, terão a esperança da vida eterna. Este é o milagre do amor imensurável de Deus: Ele enviou seu Filho ao mundo, não para que o condenasse, mas para que o mundo fosse salvo por ele. E que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

É isso que Nicodemos precisa perceber e reconhecer. É isso que será o novo nascimento: Levantar os olhos para a cruz de Jesus Cristo, crer n´Ele; colocar toda a esperança n´Ele que se sacrificou em favor de nós vencendo o poder do pecado e da morte em nosso lugar; apegar-se nÉle; pois ele não só morreu por nós mas ressuscitou e subiu ao céu e intercede por nós, para que não fraquejemos na fé e na esperança. É isso que é nascer da água e do Espírito.

E é isso que também eu e vocês precisamos perceber e reconhecer. É bom e, de certo modo consolador, se fomos batizados em nome de Jesus. Mas se permanecermos no pecado, sem arrependimento diário, o Batismo com água que recebemos não nos salvará da morte eterna. Importa, pois, viver do perdão de Cristo diariamente. E quem vive do perdão de Cristo é constrangido e capacitado a perdoar o próximo – não só três vezes, mas setenta vezes sete vezes, ou seja, sempre quando necessário. Consegue também aceitar as limitações e fraquezas do outro e, na medida do possível, ajudá-lo a superar uma ou outra.

Vejamos, desse modo há esperança e futuro para o convívio em matrimônio, família, comunidade, sociedade e entre povos. Assim a pessoa doente que volta do coma reconhece que isso é um milagre que Deus operou, através de médicos, médicas e remédios.

Este reconhecimento e essa prática são possíveis pelo Batismo com água e Espírito. Assim Cristo faz surgir, já agora, sinais concretos dos novos céus e da nova terra nos quais habita justiça entre nós e através de nós – até que ele volte, em majestade e glória para erguer em definitivo seu Reino de justiça e paz. Que assim seja! Amém.

P. Günter Karl Fritz Wehrmann

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Brasilien)

g.wehrmann@hotmail.com

de_DEDeutsch