Lucas 10.38-42

Lucas 10.38-42

PRÉDICA PARA O 6º DOMINGO APÓS PENTECOSTES | 17 DE JULHO DE 2022 | Texto da prédica: Lucas 10.38-42 | Mauri Magedanz |

Leituras: Gênesis 18. 1-10ª; Salmo 15 e Colossenses 1. 15-28

Estimada comunidade do Senhor! Que o auxiliador do Deus Pai e do Deus Filho, o Espírito Santo guie o meu falar, o vosso ouvir e o nosso servir. Amém.

Gente querida! A palavra de Deus nos relata a visita de Jesus, às irmãs Marta e Maria. A visitação é uma das atividades essenciais do ser Igreja de Jesus Cristo. Ir ao encontro das pessoas em seu ambiente é ação do Espirito Santo. É no relacionamento que se vai ao encontro e de encontro com a realidade existencial das pessoas. A visita é missão. Tempo de partilha, de comunhão, de crescimento na fé e no exercício do amor a Deus e as pessoas.

Em nossos dias, as visitas costumam ser programadas e agendadas com antecipação, para que a pessoa ou família que é visitada esteja preparada para receber o visitante. Caso isso não aconteça, com certeza, em algum momento a pessoa anfitriã vai recomendar que numa próxima visita ela seja avisada com antecedência. Todavia, no tempo de Jesus as mil e uma formas de comunicação que temos hoje, não existiam. A visita simplesmente chegava, e, claro, de surpresa, sem avisar.

Imagine você, o sol a pino indicando que é meio dia, ouvir alguém batendo palmas em frente à sua casa e, ao abrir a porta, constata que é Jesus e os seus 12 discípulos que vieram para almoçar. Seria um frisson de alegria pela visita ilustre e, com certeza seguido de calafrios de preocupações. Afinal, quem recebe visita deseja dar atenção e servir um cardápio variado, seguido de guloseimas. Todavia, como sentar, dar atenção e ao mesmo tempo servir um café, pensar e preparar o almoço? Além disso, é importante destacar que no tempo em que Jesus vai à casa de Marta e Maria, não havia a possibilidade de abrir o frízer e dali sacar carne para assar. Não havia minimercado na esquina, supermercado no bairro e muito menos hipermercado na cidade para comprar comida pronta para servir ou um restaurante para levar a visita para almoçar.

Eis a tensão que é relatada no Evangelho.  Marta e Maria acolhem Jesus. Só que de modo diferentes. Maria, aos pés de Jesus,  está preocupada em escutar o mestre falar. Marta está envolta com tarefa de cuidar, lavar, limpar e cozinhar. Ela faz tudo para que a visita se sinta em casa.

Marta e Maria servem ao Senhor!  Provavelmente, no dia a dia, Maria era uma mulher tão trabalhadora como sua irmã Marta. A tradição exigia das mulheres que servissem o seu hóspede da melhor maneira possível. Maria assume uma nova postura diante da religião e dos padrões culturais da sua época quando “ficou sentada aos pés de Jesus, escutando sua palavra“.

E agora, servir ao Senhor com os ouvidos ou com o trabalho?

Jesus disse: “Marta, Marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas mas, Maria escolheu a melhor parte”.  Entre tantas coisas para se fazer quando temos visita em casa, Maria escolheu a melhor parte! Ouvir o mestre é a melhor parte mas, não a única parte. A vida é vivida na dinâmica alternada entre ouvir, deixar-se servir por Jesus e servi-lo com o tempo, talento e tesouro com alegria. Ter capacidade de não se deixar levar para os extremos, só ouvir ou só trabalhar é um dos desafios da vida.

Esta tensão, me trouxe à memória uma das frases famosas de Martin Lutero, qual seja, devemos “orar como se tudo dependesse de Deus, e trabalhar como se tudo dependesse de nós”.  Ou seja, Deus nos serviu primeiro e, somente por isso podemos servi-lo.

Vivemos o tempo em que tudo é para ontem e estamos ocupados com tantas coisas. Como tal, estamos sempre atrasados, estressados e apressados.  É um corre para cá e corre para lá! A voracidade consumista tem nos levado para longe do valor da contemplação da graça de Deus e com Deus. E, em boa medida, o nosso agir é insensível e desconectado da Palavra de Jesus. Jesus ao dizer que Maria escolheu a melhor parte nos lembra que toda a ação deve ser decorrência da escuta atenta da Palavra do Evangelho do Filho de Deus, o nosso único Senhor.

Gente querida! O sentar-se aos pés Jesus e ouvi-lo precede ao nosso agir e servir.

A palavra de Jesus vai ao encontro do anseio de Maria, sedenta por aprender e, em se desvencilhar do engessamento de fazer serviço doméstico e, nada mais. A palavra de Jesus vai de encontro à Marta,  questiona a sua ação que é reprodução pura da lei dura do dever.  O ouvir de Maria e o servir de Marta andam de mãos dadas.

Que estejamos entre aqueles e aquelas que sabem discernir entre tantas coisas e escolher a melhor de todas, que seja, deixar-se servir por Jesus, sentar-se aos seus pés e ouvi-lo para bem servir a Deus, cuidar da sua maravilhosa criação e amar aos nossos semelhantes como a nós mesmos. E assim, com certeza, o Espirito Santo vai nos levar ao encontro e de encontro com as pessoas transformando vidas e realidades. Amém.

Pastor Mauri Magedanz

São Leopoldo – Rio Grande do Sul (Brasilien)

maurimagedanz@gmail.com

de_DEDeutsch