Lucas 2.1-7(8-20)

Home / Bibel / Neues Testament / 03) Lukas / Luke / Lucas 2.1-7(8-20)
Lucas 2.1-7(8-20)

PRÉDICA PARA O DIA DE NATAL 2023 | 25.12.2023 | Lucas 2.1-7(8-20) | Guisla Darlene Eichelberger |

“O anjo disse aos pastores. Hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.

O que o anjo anuncia aos pastores? Que Natal é o nascimento do Salvador, que é o Cristo, o esperado, o ungido, o escolhido, o enviado de Deus, o Senhor. O aniversariante do dia é Jesus Cristo.

(Convidar as pessoas para olharem o presépio montado na igreja: O menino Jesus estará escondido debaixo das imagens que ofuscam o verdadeiro/primeiro Natal – Papai Noel, arvorezinha e bolinhas de natal, presentes, pisca-pisca, panetone, bebida, esponja (limpeza) bolacha de natal, outros).

Onde está o aniversariante? O aniversariante, muitas vezes, é encoberto com coisas secundárias. Todos estes símbolos têm o seu significado, mas nós sempre devemos lembrar e celebrar o essencial: o Nascimento do Salvador. Por isso, é tão importante nos voltarmos, sempre de novo, para o primeiro e verdadeiro Natal.

É o que viemos fazer aqui! Celebrar o Natal, o nascimento do Salvador, em comunidade. Por isso, convido vocês agora para voltarmos o nosso ouvir, o nosso coração para o testemunho bíblico do nascimento do Salvador. Primeiramente vamos ouvir Lucas 2. 1-7: (LER).

Este relato testemunha o primeiro e verdadeiro Natal! Esse Natal precisa sempre de novo ser anunciado, lido, cantado, encenado, acolhido, crido! Mas, com o passar dos anos, o aniversariante foi encoberto com coisas secundárias, que muitas vezes, até tomam o lugar do aniversariante Jesus.

Além disso, o nascimento do Salvador Jesus Cristo se tornou com o tempo um relato romantizado. Mas, ele não tem nada de romântico. O testemunho bíblico é muito sincero.

Lucas não esconde a realidade de sofrimento e os sinais de morte presentes em nossa vida, no mundo e também não esconde os sinais de morte e de sofrimento que envolveram o nascimento do Salvador. Pelo contrário, ele denuncia esta realidade. Lucas deixa claro, em seu Evangelho, que o nascimento do salvador esteve envolvido por uma realidade de sofrimento e de dominação:

*Ordem: Um manda (Imperador Augusto) – (para todos os povos do império) outros obedecem.

*Recenseamento: contar a população – cobrar impostos.

*Não há empatia, nem compaixão – A ordem faz um casal pobre migrar, se deslocar uma longa distância, a mulher está grávida, prestes a dar à luz.

*Desigualdade: imperador está no palácio – Povo (Maria e José não tem lugar – estrebaria – à margem).

*É nesta realidade de desigualdade, de sofrimento, de dominação, de injustiça que o nosso Salvador nasce.

Natal é o nascimento de Jesus Cristo, o nosso Salvador. É isso que celebramos! Sim, no Natal, Jesus nasce e nascerá na nossa realidade hoje, tão sofrida, tão dura, tão violenta e cruel: (exemplos de realidade).

Jesus continua nascendo (nascerá) em meio aos escombros das guerras dos nossos dias. “O senhor da guerra não gosta de crianças”, já cantou o músico e compositor Renato Russo.

O evangelista Mateus (2. 13-23), relata que José e Maria fugiram com o menino Jesus para o Egito, pois Herodes queria achar a criança e matá-la. Como não a encontrou, mandou matar, em Belém e nas suas vizinhanças todos os meninos de menos de dois anos.

Mais de 4 mil crianças foram mortas na guerra entre Hamas e Israel. Milhares de crianças continuam migrando com suas famílias de um lugar para outro, em busca de comida e de salvar a própria vida.

Milhares de crianças são mortas no Brasil, pois têm sua vida tirada, mas, também porque têm sua infância roubada na inversão dos papéis entre pais e filhos, na adultização e sexualização precoce de seu corpo.

Jesus nascerá em meio ao caos e escombros das enchentes, dos ciclones, dos tornados e também das secas e da falta de água potável. Sim! Nós podemos celebrar o Natal porque ele é o nascimento salvador. Se o Natal fosse somente estas (coisas secundárias que tiramos do presépio), então, certamente muitas pessoas e famílias não teriam Natal. Não teriam o que celebrar, não teriam o que se alegrar.

Mas, Natal é uma “Boa Notícia”! Conforme o anjo: “Essa Boa Notícia será motivo de grande alegria também para todo o povo! Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês – o Cristo, o Senhor” (Lc 2. 10-11).

Convido para ouvirmos (LER Lc 2. 8-21).

O testemunho bíblico é sincero, não esconde a realidade de sofrimento e os sinais de morte. Mas, ele também é sincero ao dizer que, quando as pessoas voltam seu olhar e seu coração para o aniversariante, Jesus Cristo, o Salvador, então Natal é Boa Notícia e motivo de alegria para todo o povo.

Quando Jesus Cristo e a proposta do Reino de Deus são o central, uma outra realidade é possível:

*Há Boa Notícia – alegria para todo o povo – não somente para alguns privilegiados.

*Não há ordem, nem decretos – há vontade e decisão própria de ir: “Vamos até Belém, dizem os pastores”.

*Há hinos, louvor, cantos, anjos.

*Se dá Glória a Deus – Há Paz na terra – Pessoas que se querem bem.

*Há visita, acolhida, palavras boas e de bênção trazida pelos pastores aos pais (Maria e José).

*Maria guarda as boas palavras no coração e pensava nelas.

*O encontro com o aniversariante, com o Salvador, transforma a vida dos pastores: “Os pastores voltaram para os campos, cantando hinos de louvor a Deus pelo que tinham ouvido e visto”.

Querida comunidade! Natal é simples assim – a criança rodeada de gente!  Amém.

Pa.Guisla Darlene Eichelberger

Rio Das Antas – Santa Catarina (Brasilien)

guislahumaita@hotmail.com

de_DEDeutsch