O DIA DE NATAL 2020

Home / Bibel / Altes Testament / 23) Jesaja / Isaiah / O DIA DE NATAL 2020
O DIA DE NATAL 2020

PRÉDICA PARA O DIA DE NATAL 2020. | Texto bíblico: Isaías 9.6 | Werner Brunken |

Prezada Comunidade!

Estamos nos aproximando do fim deste ano, que desejamos que não se repita. Foi um ano repleto de angústias e aflições por conta da COVID 19. Quanta tristeza pelo mundo afora. Multidões contaminadas. Milhares sentindo falta de ar e falecendo. O  que trouxe angústia dobrada foi o isolamento, pois se há algo existencial para o ser humano, é viver uns ao lado de outros, tendo aproximação e comunhão. Na verdade, como Igreja, vivemos nesta aproximação e que, no momento, está prejudicada.

Como tal situação é angustiante, percebi há algumas semanas, ao comemorar 50 anos de confirmação com um grupo de 40 ex-confirmandos, que participaram do Culto Comemorativo. No dia seguinte, uma pessoa conhecida, que viu no Whats a foto do grupo sem máscaras, postou: “Não concordo, ainda mais com um monte de gente beirando os 60 e provavelmente com um monte de comorbidade”. Respondi: “Momentos de desconcentração fazem bem”!

Natal 2020! Estamos vivendo o mesmo dilema: Vamos nos encontrar – também momentos sem máscara? Há muitos que afirmam: Vamos ficar em casa. Não queremos nos contaminar e nem contaminar outros. Enfim, o medo, a angústia e a incerteza fazem parte do dia a dia da vida.

E nós – que fazemos parte do povo de Deus?  Vamos evitar de nos encontrar, celebrar e festejar o Natal? Se for pela posição da ciência e da sociedade, é melhor não arriscar.

A esta altura da reflexão vamos aproximar-nos da mensagem bíblica e receber novos incentivos para não cair no vazio. No Livro do Profeta Isaías encontramos um povo desmotivado com sua derrota pelos babilônios e vivendo no exílio. Angústia e desânimo total. E no meio desta situação angustiante o profeta Isaías lança palavras de ânimo: “Este povo aflito não continuará na escuridão”. Deus transmite uma mensagem de esperança para este povo angustiado. Diz mais adiante: “Tens multiplicado este povo, a alegria lhe aumentaste, alegram-se eles diante de ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando repartem os despojos”. E o profeta chega ao ápice da mensagem de Deus ao seu povo no versículo 6: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sob os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da paz”.

Ouvimos estas palavras todos os anos na época de Advento e Natal. Mas, neste ano, diante do que estamos vivendo, estas palavras ainda têm importância vital para nós?  Ao ponto de dizermos convictos: chega de viver desmotivado? Somos convidados e desafiados a mostrar ao mundo, que vivemos sob a orientação e o governo de um Deus, que é infinitamente mais do que tudo que está acontecendo. Este Deus que veio ao mundo morar naquela criança, tornou-se o nosso Maravilhoso Conselheiro, nosso Deus Forte, nosso Pai da Eternidade, nosso Príncipe da Paz.

Para o povo de Deus na Babilônia houve esta promessa, que esperava  que com o nascimento de um rei, seria libertado das angústias na terra distante.

 

 

 

 

Para nós, povo do Novo Testamento, esta promessa já se cumpriu em Jesus. Ele é a nossa esperança no meio de todas as angústias que enfrentamos. Com o Natal as angústias não desaparecerão como um vento forte, que leva a COVID para longe. Mas, nos anima no meio de tudo que vivemos, a expressar com fé e convicção a alegria que sentimos e vivemos, pois Deus, o Criador e Mantenedor do Universo e de nossa vida, é o único capaz de controlar tudo que acontece e nos preencher com novo ânimo para não esmorecermos.

Pois, seu nome é Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Examinemos estas palavras mais de perto.

Maravilhoso Conselheiro – Quem foram ou quem são nossos conselheiros nestes tempos angustiantes? Certamente ouvimos e seguimos os conselhos de pessoas e entidades. Mas, de Deus é afirmado que Ele não é só Conselheiro. Ele é Maravilhoso Conselheiro. Portanto, Ele é Conselheiro, que opera maravilhas entre nós, mesmo que tenhamos nossas dúvidas. Deus continua sendo nosso Maravilhoso Conselheiro. E seu sábio conselho é viver sob sua influência, confiando na sua proteção  e condução de nossa vida através de todos os tempos.

Deus Forte – A COVID com suas conseqüências é forte. Mas, Deus tem todo o poder em suas mãos e não vai permitir que a COVID nos desmotive e derrote. Precisamos confiar nesta fortaleza que nos segura de pé como confessamos no Credo Apostólico: “Creio em Deus, Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra”.

Pai da Eternidade – As angústias e os sofrimentos nesta vida não permanecem para sempre. São passageiras, como tudo que vemos. Entretanto Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, é eterno, como o próprio Deus o demonstrou, não deixando seu Filho na morte, mas ressuscitando-o. Como filhos e filhas deste Pai Eterno, sigamos obedientes e submissos os seus passos, que nos conduzem ao Reino Eterno, onde Deus estará em comunhão eterna conosco e nós com Ele.

Príncipe da Paz – Neste mundo a procura por paz é grande. Desde sempre pessoas após guerrear e se desentenderem, chegaram a acordos de paz, mas que sempre de novo são rompidos. Jesus tocou nesta ferida humana, quando afirmou no Evangelho segundo João 14.27: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. Só Deus proporciona paz  neste mundo inquieto e angustiante. Só Deus dá paz conforme testemunha Rudolf Kögel no hino 111 do Hinário “Hinos do Povo de Deus”:

Paz do céu venha abrandando minha inquietação e dor;

Ouço os sinos anunciando paz eterna no Senhor.

Que se acalme o que é passado e também o que há de ser.

Dos temores libertado, tua paz eu possa obter.

Conclusão: Vamos viver alegres, gratos e em comunhão neste Natal e enfrentar o novo ano com nosso Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz, que está entre nós, tem comunhão conosco, nos apóia e carrega hoje e sempre. Amém.

 

P.em. Werner Brunken

Brusque – Santa Catarina, Brasilien

brunkenwerner@yahoo.com.br

de_DEDeutsch