Romanos 4.13-25

Romanos 4.13-25

PRÉDICA PARA O 2. DOMINGO APÓS PENTECOSTES | 11.06.2023 | Texto bíblico:Romanos 4.13-25 | Nilton Giese |

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus nosso pai e a Comunhão do Espírito Santo permaneçam também no meio de nós. Amém.

Estimadas irmãs e estimados irmãos:

O apóstolo Paulo nos fala hoje do poder de Deus para transformar vidas. E ele diz logo no início que essa transformação não acontece por méritos humanos. A transformação de vidas ocorre pela fé, isto é, pela confiança de que o poder de Deus pode fazê-lo e que isso acontecerá no tempo de Deus.

O apóstolo Paulo retoma a história da relação de Deus com Abraão, contada no livro de Gênesis. A justificação de Abraão e as bençãos prometidas a ele estavam fundamentadas na fé. Ou seja, as bênçãos não lhe foram concedidas  como compensação por algum esforço pessoal, mas imputadas pela graça de Deus. Ele creu e isso foi atribuído para a justiça.

Abraão não praticou nenhum rito religioso ou obra para se tornar justo diante de Deus. Não é o cumprimento da lei que tornou Abraão herdeiro do mundo, assim como o judaismo pregava a obediência à lei como absolutamente necessária para se conseguir a atenção e as bênçãos de Deus. O apóstolo Paulo enfatiza que foi pela fé nas promessas de Deus que Abraão agrada a Deus: “de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome (Gn 12.2).

O crer de Abrão é caracterizado por um paradoxo: esperar contra a esperança, vir a ser pai de muitas nações, sendo ele e sua esposa Sara de avançada idade e não ter filhos.  Abraão estava consciente que seu corpo e o de sua esposa Sara – por sua avançada idade –  já não tinham mais condições para gerar filhos. Mas mesmo assim ele não perdeu a fé na promessa de Deus. Com isso, Paulo não está dizendo que simplesmente devemos fechar os olhos ou ignorar as dificuldades. Pelo contrário, o que o apóstolo quer destacar é que a fé em Deus deve permanecer, mesmo que as probabilidades não sejam visíveis.  Apesar de Abraão ter todos os motivos para não crer nas promessas de Deus, mesmo assim ele não descreu da promessa de Deus.

Mas, e quando a pessoa não tem essa fé poderosa em Deus, que enfrenta todo tipo de adversidade? O que acontece se a nossa fé é fraca?

O apóstolo Paulo nos lembra então que o Filho de Deus foi entregue  por causa de nossas transgressões e ressuscitou para a nossa justificação. A promessa de Deus se cumpre em nós através de Jesus Cristo.  Deus deseja a salvação de toda a humanidade e a oferece gratuitamente através de Jesus Cristo. Em gratidão por essa oferta de Deus é que nós somos chamados a fazer a vontade de Deus. A salvação é o ponto de partida para que nós orientemos nossa maneira de viver.

Um casal procurou seu pastor, porque não entendiam bem como funcionava essa graça de Deus. O pastor então lhes perguntou: Vocês amam seus filhos, certo? Eles consentiram que sim. E por que vocês amam seus filhos? Porque eles são bons estudantes e sempre tiram notas boas na escola? Vocês amam seus filhos porque eles são obedientes a tudo que vocês pedem? É por isso que vocês amam seus filhos?  E se eles não fossem assim, vocês deixariam de amar os seus filhos? O casal olhou um para o outro e respondeu que não, que eles amavam seus filhos desde sempre. Então o pastor disse: Esse amor de vocês é o amor da graça de Deus. As boas obras não devem ser a condição para alcançar o amor de Deus, mas as boas obras devem ser resultado de uma vida em Cristo.

Portanto, o apóstolo Paulo nos ensina hoje que mesmo diante de todas as dúvidas e motivos que nos geram desesperança em meio aos cenários de frustrações, decepções, mentiras e sofrimentos, a promessa de Deus foi selada por meio de Jesus Cristo de modo definitivo e único. Nada pode nos arrancar dos braços de Deus (Rm.8.39), o qual deseja a salvação de todas as pessoas (1.Timóteo 2.4).

Portanto, também a nós foi dada essa promessa de Deus no dia de nosso Batismo. Também nós fomos feitos herdeiros de Deus e podemos despojar-nos do velho ser humano que se corrompe pelos desejos egocentristas e nos revestir do no ser humano, criado segundo Deus, em justiça e em retidão, procedentes da verdade. Pessoas de fé em Deus, sabem que o poder de Deus pode transformar todas as coisas.Lembro-me da história da pintura do quadro da Santa Ceia. A Última Ceia é um afresco  que todos nós conhecemos, no qual está representada a última ceia de Jesus com os apóstolos, antes de ser preso e crucificado. É um dos maiores bens conhecidos e estimados do mundo. Ele foi pintada por Leonardo da Vinci que viveu entre os anos de 1452-1519.

Conta-se que essa pintura demorou 7 anos até ficar pronta e que pessoas comuns serviram de modelo para cada um dos personagens bíblicos. A primeira figura que Leonardo da Vinci decidiu pintar foi Judas Iscariotes, o traidor. Para modelo, Leonardo procurou alguém que tivesse um rosto amargurado, que representasse desonestidade, avareza, hipocrisia e que tivesse um olhar cheio de ódio. Um rosto que representasse uma pessoa capaz de trair o seu melhor amigo.

Não demorou muito, e Leonardo ficou sabendo que em Roma haviam prendido um ladrão, que foi sentenciado à morte e, por isso, aguardava o dia de sua execução trancado no calabouço. Leonardo foi rapidamente a Roma para encontrar-se com essa pessoa. Encontrou uma pessoa muito suja de gestos brutos e com todas as características que ele esperava de Judas Iscariotes. Conseguiu uma autorização das autoridades para levar esse homem até Milão, onde ele estava pintando o mural da Última Ceia. Durante semanas esse homem pousou para Leonardo da Vinci.

Ao terminar, Leonardo avisou os guardas que ele já estava pronto e que poderiam levar o prisioneiro de volta para Roma. Quando os guardas entraram na sala, aquele homem atirou-se aos pés de Leonardo da Vinci pedindo por piedade e chorando amargamente. Leonardo se surpreendeu com a atitude desse homem e mais tarde intercedeu por ele junto às autoridades. Semanas depois, Leonardo ficou sabendo que aquele homem havia sido libertado e nunca mais alguém ouviu falar dele.

Leonardo continuava em busca dos personagens modelos que pudessem representar a cada um dos discípulos de Jesus. Passaram-se 6 anos e ele foi encontrando cada personagem. Mas ele não conseguia encontrar ninguém que pudesse representar a Jesus. Essa pessoa deveria refletir inocência e pureza, alguém que não tivesse nenhuma culpa no olhar, que fosse um rosto limpo.

Certo dia, depois de procurar por 6 longos anos, ele encontrou alguém assim, um jovem de 33 anos, que representaria a Cristo na Santa Ceia. Leonardo contratou essa pessoa imediatamente e nas próximas semanas trabalhou no personagem principal de sua obra. Ao terminar, Leonardo quis pagar aquele homem pelo seu trabalho, mas ele recusou o dinheiro, dizendo:

– O senhor não está me reconhecendo, seu Leonardo?

–  Não, – disse Leonardo, – acho que eu nunca vi o senhor antes de nosso trabalho. Por isso, aceita o dinheiro!

– Como poderia aceitar o seu dinheiro?  disse aquele homem. Há seis anos atrás o senhor intercedeu por mim e me libertou da prisão e graças ao senhor eu consegui recomeçar a minha vida…

Histórias parecidas como essa existem em muitos lugares. Elas nos dizem que o poder de Deus pode transformar todas as coisas. Por isso, não deixemos nos abater em nossa fé em Deus e em nossa esperança na humanidade. E como igreja nós temos uma tarefa importante. Precisamos dar bom testemunho do amor, da tolerância, da paz. Mas, para poder fazer isso,  precisamos pedir primeiro que o amor de Deus transforme as nossas vidas, nossas opiniões, nossas atitudes e nossos preconceitos. Somos facilmente influenciados pela maldade e pela mentira. Por isso, um dos pais da igreja chamado Agostinho dizia que a Igreja de Cristo é um hospital para pecadores. Um hospital onde a cada dia os doentes vão melhorando.

Deixemos que a graça, o amor e as promessas de Jesus para nossa salvação sejam o impulso para uma nova vida. Uma vida transformada pela graça de Deus.

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus nosso pai e a Comunhão do Espírito Santo permaneçam também no meio de nós. Amém.

P.Nilton Giese

Curitiba – Paraná (Brasilien)

giese1959@gmail.com

de_DEDeutsch